Presentão de Copa: Thiaguinho dá violão para Neymar aprender a tocar

Carolina Juliano e Isabela Noronha

Do UOL, em São Paulo

Assim que chegou ao Brasil para a Copa do Mundo, Neymar recebeu um presente que vinha querendo há algum tempo: um violão. "Ele está aprendendo a tocar e me pediu um, autografado", conta o cantor Thiaguinho.

Os dois são amigos desde 2010. Eles foram apresentados por Robinho, de quem o cantor também é amigo. Na época, ele jogava no Milan e estava visitando o Brasil. "No domingo de manhã, o Robinho me pediu para passar lá no Santos, fazia tempo que a gente não se via. Então, conheci não só o Neymar, mas toda a galera daquele time que era fascinante de ver", lembra o cantor.

A partir de então os dois viraram "parças", daqueles de participar de momentos importantes e trocar mensagens todos os dias. "É difícil até de explicar, porque ultrapassou o limite da amizade, somos irmãos mesmo", diz Thiaguinho.

Em 2012, Neymar foi dos convidados especiais do primeiro DVD solo do cantor. No palco, o atacante dançou e cantou, arrancando gritos das fãs na plateia.

"A gente se junta para jogar bola e para fazer pagode. Eu gosto muito de futebol e brinco no futebol, ele gosta muito de pagode e brinca no pagode. Trocamos essas habilidades", conta Thiaguinho.

Porém, é justo nessas brincadeiras com a bola que aparece a "maior falha" do craque, na opinião de Thiaguinho."Toda vez que jogamos juntos, eu sou o alvo dele. Quer me dar chapéu, quer me dar caneta, quer me esculachar. Esse é o grande defeito dele", brinca o cantor.

Entre as qualidades do amigo, Thiaguinho ressalta a simplicidade. Ele se lembra de uma ocasião em que Neymar o convidou para jogar bola em uma quadra de Santos, durante a semana. A ideia é que fossem só amigos. Porém, ao chegarem ao local, havia cerca de 150 fãs esperando para assistir.

Sem entender como as pessoas tinham descoberto sobre a partida, o cantor perguntou a Neymar o que estava acontecendo.

"Ele disse: não sei, não avisei ninguém. Ontem eu passei aqui e marquei a quadra... Eu falei: Espera aí. Você, o Neymar, veio aqui e marcou a quadra?", diz Thiaguinho. "O menino não morreu, ainda está ali dentro. Quer jogar uma bola com os amigos? Vai à quadra, marca o horário e o cara escreve lá: às 19 horas, o Neymar vai jogar", completa.

E é esse mesmo menino que o cantor convoca para entrar em campo durante os jogos do Mundial. "Ney, você sabe que tem a responsabilidade de levar essa ousadia e essa alegria através dos seus pés. Tenho certeza de que vai dar tudo certo. É o que sempre te falo antes dos jogos: faz de conta que você está na rua da sua casa, em São Vicente, pega a bola e sai brincando, que é isso que a gente gosta de ver", diz.

Hulk sob os holofotes

O atacante Hulk não precisou cantar ou dançar para ser recebido no palco por Joelma, vocalista da Banda Calypso, e deixar as fãs suspirando. O encontro aconteceu em um show na cidade natal do craque, Campina Grande (PB), em julho de 2013.

"Ele estava lá e me avisaram: o Hulk está aqui, curtindo o show. Chamei-o ao palco para dançar um pouco com a gente. A galera tem um carinho muito grande por ele", conta Joelma.

Em frente a uma plateia que não parava de gritar, Hulk se confessou fã da banda. Joelma pediu que ele continuasse jogando com força e raça. "É uma honra conhecê-lo pessoalmente. Continue nos dando muito orgulho lá nos campos", pediu a cantora.

"Eu particularmente sou fã do porte físico dele. Estou malhando para ficar com a perna igual a do Hulk, para ficar bem forte para calçar minhas botas. Mas acho que não consigo não", brinca ela.

Joelma e Chimbinha ficaram admirados principalmente com a humildade do jogador. "O jeito de ele se portar, de lidar com as pessoas e com o trabalho dele. Ele é muito simples", diz a cantora.

Letra de música

Mas a ligação de Neymar e Hulk com a música vai ainda além de subir ao palco com amigos e ídolos. Por motivos diferentes, a vida dos dois craques inspirou artistas e virou tema de canções.

Em 2011, Neymar ganhou  o hit "Vem, Neymar" da funkeira carioca MC Suzy. A letra é apimentada: "Gosto quando ele faz gol/ E entra com bola e tudo", diz. Ainda assim, ganhou a aprovação do jogador, que apareceu em um vídeo na internet cantando e dançando o funk. 

"As pessoas estavam falando sobre o Neymar pegador, namorador. Fiz pensando nisso", conta MC Suzy.

A funkeira e Neymar só se conheceram depois de ela ter lançado a música, quando o jogador, à época no Santos, foi ao Rio de Janeiro para uma partida. Suzy conseguiu se encontrar com Neymar no vestiário e mais tarde, no mesmo dia, ficou surpresa ao saber que ele estava na casa de shows em que ela se apresentava.

"Aproveitei que ele estava lá e cantei a música. A equipe dele pediu que eu subisse até o camarote e nos encontramos", lembra. "Fiquei nervosa, a mão ficou gelada, comecei a suar... Pensei: meu Deus, a maquiagem vai toda embora!"

Na época, surgiram até boatos de que os dois teriam se envolvido. Mas Suzy, que era casada, nega qualquer affair com Neymar."Nunca tive a intenção de um joguinho particular com ele. Se eu fosse solteira, quem sabe?"

A homenagem recebida por Hulk foi bem mais comportada que o funk de Neymar. E partiu de um conterrâneo, o músico Marcílio Flávio, do grupo Prazer & Cia.

A letra de "Hulk – Homem Gol" exalta a trajetória do atacante, que vem de uma família humilde e começou a jogar futebol aos 11 anos. "Ele partiu com a certeza de vencer na vida, uma batalha tão difícil, sempre pensando na família", diz.

Para Marcilio, o atleta é um exemplo, "um super-herói dentro e fora de campo." "Queria desejar toda sorte do mundo a nosso amigo-irmão Hulk vencedor. É um homem humilde que sempre lutou pelo seu sonho", diz.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos