O que funcionou, o que melhorou e o que ainda tem de melhorar no Itaquerão

Felipe Pereira, Guilherme Costa e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

A Fifa só vai aprender a operar o Itaquerão na Copa do Mundo. A constatação foi feita por um membro do COL (Comitê Organizador Local) no último domingo, depois de Corinthians e Botafogo terem feito a segunda partida oficial do estádio de São Paulo. Separados por duas semanas, os dois eventos-teste mostraram evolução em vários aspectos no funcionamento do aparato. Mas também mostraram que, a dez dias de Brasil x Croácia, vários pontos ainda precisam ser alinhados.

"O primeiro teste foi bom. O segundo teste foi melhor. No terceiro teste... Na Copa tudo vai melhorar, como tráfego, metrô e polícia. Quanto mais prática, melhor. Vamos ficando mais familiarizados. Até a semifinal da Copa estaremos fazendo o jogo de olhos fechados", disse Tiago Paes, gerente de operações do COL.

O Itaquerão foi o último a ser inaugurado entre os 12 que receberão jogos da Copa de 2014. O aparato foi aberto no dia 18 de maio, quando o Corinthians recebeu o Figueirense. A pedido da Fifa, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) inverteu o mando de Corinthians x Botafogo, agendado para o último domingo, e marcou uma segunda partida para a arena. A ideia era submeter o local a uma prova mais dura, com um contingente maior de público, mas as arquibancadas móveis do setor norte foram vetadas. O segundo jogo superou o primeiro em menos de mil pagantes, e ambos ainda ficaram a mais de 20 mil espectadores da capacidade total do equipamento.

A arquibancada provisória do setor norte será testada apenas na abertura da Copa. "Não há risco. O setor só não foi avaliado pelo Corpo de Bombeiros por conta do teste de resistência. Quarta-feira será feito o teste final para dar o laudo dos bombeiros", disse Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria-executiva do Comitê Paulista para a Copa de 2014.

Outras estruturas vão demorar ainda mais para serem liberadas. É o caso de aparatos provisórios para patrocinadores e receptivo de VIPs. No domingo, havia funcionários trabalhando durante o jogo.

"Testamos um pouco da área VIP. Operamos poucos camarotes porque muitos estão sendo montados. Na parte de transporte, pouca gente foi barrada. A operação está sendo montada", explicou Tiago Paes.

A evolução na operação incluiu até aspectos básicos – os horários de manutenção, a instalação de um centro de mídia e o uso de detectores de metais na entrada, por exemplo.

Veja abaixo uma análise sobre vários aspectos do Itaquerão e uma comparação entre as operações dos dois jogos no estádio:

O que funcionou bem nos dois jogos do Itaquerão
  • Limpeza e banheiros: a maioria aprovou
    Como qualquer obra em andamento, o estádio ainda está cheio de pó. Alguns torcedores criticaram a sujeira no Itaquerão, mas a maioria aprovou banheiros e asseio da nova arena nos dois jogos realizados até agora.
  • Segurança: primeiros jogos ainda não testaram a operação
    A Polícia Militar ainda não relatou nenhuma ocorrência no Itaquerão. Em dois jogos, as principais ações no estádio foram retiradas de ambulantes irregulares e de torcedores que tentavam entrar sem ingressos.
  • Transporte público: o grande acerto do novo estádio
    O uso do transporte público foi um dos acertos da operação Itaquerão até aqui. O Expresso da Copa, linha da CPTM que vai sem paradas da estação Luz à Corinthians-Itaquera, funcionou bem. A grande diferença na ida é que o clima na inauguração foi mais festivo. Na saída de Corinthians x Botafogo, torcedores criticaram a demora em uma passarela até o metrô. A reportagem fez o trecho sem lentidão.
Itaquerão, dois jogos: o que melhorou
  • Alimentação: mais lanchonetes, menos filas?
    O número de lanchonetes abertas aumentou consideravelmente entre os dois primeiros jogos no Itaquerão. Ainda assim, as filas persistiram. Um dos motivos é que os funcionários ainda não estão plenamente treinados. Houve relatos de produtos vendidos por preços errados e até de venda de itens inexistentes no cardápio de algumas lanchonetes.
  • A Fifa começou a controlar o perímetro
    No primeiro jogo, ambulantes trabalharam livremente no entorno do estádio e circularam até no terreno do Itaquerão. Essa foi uma das falhas mais gritantes, segundo todas as entidades que organizaram Corinthians x Figueirense. Em Corinthians x Botafogo, a Fifa assumiu o controle de perímetro. Isso incluiu a criação de bloqueio e a retirada de ambulantes irregulares. Houve cerca de 20 apreensões.
  • Estacionamento: só um pouco melhor
    A CET melhorou a sinalização de estacionamento entre os dois jogos realizados no Itaquerão. Havia mais placas na segunda partida, mas o Comitê Paulista da Copa de 2014 ainda achou que a operação foi "singela". A expectativa do órgão é que a Fifa coloque indicações "mais agressivas" até o início do Mundial.
  • Iluminação: nada de torcedor no escuro
    A falta de iluminação no entorno foi um dos maiores problemas identificados pela organização no primeiro jogo do Itaquerão. O Comitê Paulista para a Copa de 2014 chegou a cogitar a colocação de estruturas provisórias para compensar a deficiência dos postes. No segundo jogo, a colocação de mais postes foi suficiente para findar o problema no terreno do estádio e no caminho até o metrô.
  • Trânsito: operação igual, menos lentidão
    Houve poucas mudanças significativas na operação de trânsito nas imediações do Itaquerão. No entanto, o índice de congestionamento na área no dia de Corinthians x Botafogo foi quase um quarto do que havia sido registrado na inauguração.
Em duas partidas, os problemas repetidos no Itaquerão
  • O problema do acesso
    O segundo jogo do Itaquerão marcou a inclusão de procedimentos como o detector de metais com padrão da Fifa, mas Corinthians x Botafogo ainda registrou histórias de torcedores que tiveram dificuldade para acessar o estádio. A primeira triagem do segundo jogo, feita numa área distante do estádio, foi a mais complicada. Muita gente só conseguiu entrar depois que a bola já estava rolando.
  • Lugar marcado, mas não muito
    No primeiro jogo do Itaquerão, torcedores compraram ingressos para setores inexistentes e tiveram muita dificuldade para sentar no local que o ingresso indicava. Para resolver isso, houve uma flexibilidade maior na segunda partida: lugares marcados só foram respeitados quando os compradores tomaram iniciativa de reclamar.
  • Visitantes ainda não são bem recebidos
    Em dois jogos realizados no Itaquerão, a operação de ingressos para torcedores visitantes foi um dos principais problemas. Em Corinthians x Botafogo, membros de duas organizadas do time carioca foram barrados porque não conseguiram retirar os ingressos que haviam reservado. Eles culparam a Polícia Militar por informações desencontradas.
  • Goteiras até quando não chove
    A operação do jogo inaugural do Itaquerão teve um desafio extra: a chuva. Isso escancarou alguns problemas no estádio, como goteiras na cobertura. Na segunda partida, a despeito da ausência de chuva, houve goteiras na estrutura metálica das arquibancadas móveis.
  • Cambistas seguem trabalhando no entorno do estádio
    Pessoas revendendo ingressos foram flagradas nos dois jogos realizados no Itaquerão até aqui. Em Corinthians x Botafogo, um ingresso era vendido por R$ 500 a poucos metros do primeiro controle de acesso. O cambista ainda se oferecia para acompanhar o torcedor até o controle para assegurar que o ingresso seria aceito.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos