PM mobiliza até 300 pessoas, mas diz não esperar ato contra seleção em GO

Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Do UOL, em Goiânia

A Polícia Militar se prepara desde o meio da tarde para a chegada da seleção em Goiânia, onde o time de Luiz Felipe Scolari enfrenta o Panamá na próxima terça. Com até 300 oficiais de prontidão, monitoramento de redes sociais e varredura nas áreas próximas ao hotel, o órgão diz que está preparado para eventuais manifestações, mas que não espera nenhum ato para este domingo.

A seleção é esperada na cidade a partir das 22h e será escoltada do aeroporto até o hotel, que fica na área oeste de Goiânia. Próximo ao local, cem homens da Polícia Militar estão espalhados pelas ruas para assegurar a tranquilidade na chegada do ônibus.

"Nós estamos monitorando as redes sociais e se tiver algo aqui por perto a gente consegue mobilizar homens para conter qualquer problema. Em uma ligação, podemos chamar o que chamamos de efetivo volátil, que são os batalhões das áreas próximas que estão à disposição. É difícil dar um número exato, mas nós podemos duplicar ou triplicar o número de homens", disse o tenente Janssen Nunes, um dos comandantes da operação.

Tudo para evitar que a seleção seja alvo de manifestantes, como ocorreu na apresentação do time no Rio de Janeiro na última segunda. No ano passado, professores em greve fizeram barulho na frente do hotel da seleção em Goiânia, em um protesto sem violência. Agora, há previsão de novos atos, já que outras categorias estão reclamando melhores condições. Não se espera, porém, que a reivindicação ocorra neste domingo.

"Pelo que monitoramos, pelo fato de ser fim de semana, não deve ocorrer hoje [domingo]. Normalmente esses atos ocorrem durante o dia. Mas, se algo acontecer, estamos preparados", disse Janssen.

Além da PM, o Exército também está de prontidão. Sob orientação do Ministério da Defesa, as Forças Armadas estão acompanhando a seleção para evitar que os jogadores e a comissão técnica entrem em contato direto com os manifestantes. Neste domingo, dois caminhões do Exército estão parados na frente do hotel que receberá a seleção.

Durante a tarde, o hotel da seleção brasileira ainda passou por uma varredura química e de uma inspeção do esquadrão antibombas. Os quartos da delegação verde-amarela, que ocuparão quatro andares do Castro's Park Hotel, já estão lacrados à espera de Neymar e companhia. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos