Até Valcke entra na moda para anunciar: "Vai ter Fan Fest no Recife"

Do UOL, em São Paulo

Vai ter Copa? Não vai ter Copa? Nesta quinta-feira, até o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, entrou na moda de uma das discussões mais presentes na internet brasileira nos últimos meses. Com direito a uso de hashtag, o dirigente confirmou na rede social Twitter que Recife terá um Fan Fest oficial durante o Mundial de 2014.

Valcke esteve em Recife nesta quinta-feira para vistoriar a Arena Pernambuco e o local que vai abrigar o Fan Fest da Fifa na cidade. A realização do evento chegou a ser colocada em dúvida, a despeito da redução de custo.

"Boa notícia: a cidade de Recife conferiu à D+ Produções o direito de organizar o Fifa Fan Fest durante a #Copa2014 #vaiterfanfestnorecife", escreveu Valcke no Twitter.

O Fan Fest é uma festa oficial promovida pela Fifa para as pessoas que não conseguem ingressos para os jogos da Copa do Mundo. Esses espaços foram grande sucesso na competição de 2006, realizada na Alemanha - na decisão entre França e Itália, por exemplo, mais de 1 milhão de torcedores se reuniram em frente aos telões montados pela entidade.

O sucesso não se repetiu na África do Sul, em 2010, sobretudo por causa de uma combinação entre clima frio e insegurança. Ainda assim, a Fifa incluiu Fan Fest nos planos de todas as 12 sedes da Copa do Mundo no Brasil.

No início de fevereiro deste ano, contudo, a prefeitura de Recife abriu mão da realização do Fan Fest. O espaço na cidade seria montado no Marco Zero, com expectativa de fluxo diário de 35 mil pessoas durante 35 dias, mas o Poder Público municipal alegou que os custos eram altos demais.

Até aquela época, o Fan Fest de Recife estava orçado em R$ 20 milhões, montante que não considerava os equipamentos eletrônicos, cedidos pela Fifa. O espaço teria um telão de 144 metros quadrados, e o empreendimento estava em contrato assinado pela capital pernambucana para sediar jogos da Copa.

Em abril, com alterações no projeto inicial, a Fifa anunciou que Recife teria um Fan Fest. O espaço foi transferido para o Cais da Alfândega. "Os Fan Fests são uma grande oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo e mostrar aos visitantes o jeito brasileiro de curtir um jogo ao ar livre", disse o ex-jogador Ronaldo, membro do COL (Comitê Organizador Local), em entrevista coletiva no dia 24 daquele mês.

Entretanto, não houve nenhuma confirmação sobre o Fan Fest até a primeira quinzena de maio. O custo do aparato chegou a cair para R$ 6 milhões, sem necessidade de recursos públicos, mas a Fifa ainda não havia ratificado a presença do empreendimento na cidade.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos