Como um árbitro se prepara para a Copa? Juiz da última final conta

Do UOL, em São Paulo

  • Julio César Guimarães/UOL

    Webb durante a semifinal da Copa das Confederações entre Espanha e Itália

    Webb durante a semifinal da Copa das Confederações entre Espanha e Itália

Todo mundo já deve ter visto ou pelo menos ouvido falar de Howard Webb. O árbitro inglês é um dos juízes mais famosos do quadro da Fifa e foi ele quem apitou a violenta final da última Copa do Mundo, entre Espanha e Holanda. Para o Mundial de 2014, no Brasil, ele está se preparando como nunca para suportar o calor e as demais condições climáticas do país.

"É difícil, muito difícil. O calor e a umidade vão ser os maiores desafios no Brasil. Todos nós sabemos disso", explicou em entrevista à BBC.

Ele também revelou que está fazendo trabalhos específicos para já ir se acostumando com o calor. Webb contou que durante os seus treinos, ele entra em uma câmara com uma temperatura de 40º C e 80% de umidade do ar. Lá dentro, ele faz 20 corridas curtas de 150 metros cada, simulando lances de um jogo de futebol.

"Eu quero estar o mais preparado possível. Vir para essa câmara me dá essa chance. Se me der uma pequena vantagem já significa que posso mostrar todo o meu potencial no Mundial. Então por que não fazê-lo?", disse. "É muito importante estar fisicamente e mentalmente apto o suficiente para fazer uma chamada clara, mesmo que você está tendo que trabalhar duro em condições difíceis", concluiu.

Toda essa preparação física começou após a Copa das Confederações, quando Webb disse ter sofrido muito durante um jogo em Fortaleza, entre Brasil e México: "Foi realmente intenso. Os jogos de Fortaleza estavam me desafiando, e me deu uma sensação de que seria assim de novo".

Por fim, ele disse que ainda tem esperanças de apitar a final do torneio mais uma vez, apesar de concordar que é algo difícil de acontecer: "Não está escrito em lugar nenhum que eu não possa apitar duas finais seguidas, mas realmente seria algo incomum".

A Copa no Brasil começa no próximo dia 12 de junho. O Brasil fará a partida de abertura contra a Croácia, em São Paulo, no Itaquerão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos