Árbitro de partida mais violenta das Copas reencontra a Espanha em Fortaleza
Bruno Freitas
Do UOL, em Fortaleza
-
Flávio Florido/UOL
De Jong acerta o pé no peito do espanhol Xabi Alonso na partida mais dura da história das Copas
Responsável pela mediação da partida mais violenta da histórias dos Mundiais, o inglês Howard Webb será o responsável por conduzir a semifinal da Copa das Confederações entre Espanha e Itália, nesta quinta-feira. Será o reencontro com os espanhóis, três anos após o jogo dos 13 cartões amarelos na final com a Holanda em 2010.
Na oportunidade, Webb foi criticado por permitir o jogo bruto dos holandeses na final da Copa na África do Sul. No repertório de lances polêmicos daquele dia, ficou para a posteridade a voadora de Nigel de Jong no peito do espanhol Xabi Alonso, ignorada pela arbitragem.
Depois de distribuir 13 cartões amarelos, Webb finalmente expulsou um holandês na prorrogação, quando Johnny Heitinga foi mandado para os vestiários.
Nesta quinta no Castelão, Webb terá a companhia dos compatriotas Michael Mullarkey e Darren Caen, como auxiliares de arbitragem.
Outra curiosidade da equipe designada pela Fifa é a presença do português Pedro Proença como quarto árbitro. Ele foi o responsável por apitar o último encontro entre Espanha e Itália, na vitória da Fúria por 4 a 0 em Kiev, na decisão da Euro de 2012.