Rejeitado por Mourinho faz 3 e jovens da Bélgica goleiam em amistoso

Do UOL, em São Paulo

Muito se fala da geração de jovens da Bélgica que virá ao Brasil, e nesta segunda-feira o amistoso contra Luxemburgo serviu para mostrar que, pelo menos no ataque, o time está bem servido. A fragilidade do adversário colaborou, tanto que dois gols foram em falhas claras dos defensores rivais, mas a Bélgica fez sua parte e goleou por 5 a 1, com três gols de Lukaku, rejeitado por Mourinho no Chelsea.

O atacante de 21 anos atua pelo Everton em empréstimo do clube comandado pelo técnico português, que já trocou farpas com Lukaklu pela imprensa. Até esta segunda, o belga tinha apenas cinco gols pela seleção na carreira. Se Mourinho assistiu ao jogo, pode ter se impressionado - principalmente com o 3° gol, feito após bela pedalada.

Antes, Lukaku já havia mostrado habilidade no 1° gol, feito logo aos 2 minutos de jogo - ele driblou o goleiro Moris sem tocar na bola e finalizou de perna esquerda. No segundo, ainda no 1° tempo, mostrou oportunismo: a zaga de Luxemburgo "bateu cabeça", e a bola sobrou limpa para o belga, que bateu de primeira.

Ainda teve tempo para Chadli e De Bruyne anotarem o 4° e o 5°, respectivamente, na segunda etapa, e para Aurélien Joachim acertar o mais belo chute do jogo, para Luxemburgo: aos 12 minutos de jogo, ele dominou com a esquerda bola lançada pelo goleiro, girou e, de fora da párea, acertou o canto esquerdo do gol belga.

A goleada por 4 a 1 recupera a chamada "geração belga" que, após a vaga na Copa conquistada nas eliminatórias, não mais havia vencido: em 2013, perdeu para o Japão (3 a 2) e para a Colômbia (2 a 0) e, em 2014, havia empatado com a Costa do Marfim (2 a 2).

O jogo também serviu para a estreia de Januzaj, 19 anos, do Manchester United. Ele está na lista prévia de 30 nomes do técnico Marc Wilmots para a Copa, e só foi convocado após decidir que jogaria pela Bélgica mesmo podendo, graças a sua família, escolher entre as seleções da Turquia, Albânia, Inglaterra e Sérvia (ou até a de Kosovo, que briga para ser aceita pela Fifa). No jogo, seu principal lance foi um passe de letra - errado.

A Bélgica ainda joga dois amistosos antes de viajar ao Brasil: no dia 1°, domingo, encara a Suécia no país escandinavo; no sábado seguinte, pega a Tunísia em Bruxelas, na despedida da seleção da torcida local.

A equipe poderá começar a provar se merece toda a fama e expectativa nos gramados brasileiros no dia 17 de junho, contra a Argélia, no Mineirão. Ainda pelo Grupo H, pega a Rússia no Maracanã, dia 22, e a Coreia do Sul no Itaquerão, dia 26.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos