Felipão busca "bagagem" e humor em palestras para jogadores antes da Copa

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Passar experiência, mas sem perder a ternura e com um pouco de humor. Esse é o roteiro planejado por Luiz Felipe Scolari para as palestras aos jogadores da seleção durante a Copa do Mundo. O técnico vai chamar ex-atletas, técnicos e pensa até em personalidades de fora do futebol para conversar com seus convocados.

O ex-goleiro Marcos e o técnico Rubens Minelli foram os primeiros a receber o convite e aceitaram. Eles vão falar com os jogadores antes do amistoso contra a Sérvia, em São Paulo, no dia seis de junho.

Felipão deve repetir o perfil da dupla com os outros convidados: um ex-jogador conhecido dos atletas e capaz de fazer rir e um personagem, ex-jogador ou técnico, vitorioso no futebol para contar experiências do passado e histórias de conquista de títulos. Foi assim, por exemplo, antes da final da Copa das Confederações de 2013, quando Ricardo Rocha e Evaristo de Macedo conversaram com o time.

"Não vou preparar nada. Vai ser uma conversa mesmo, foi o que o Felipão me disse. Passei a minha carreira falando com os jogadores. Os meninos de agora só conheço pela televisão. Vai ser bom conhecer eles", afirmou Rubens Minelli ao UOL Esporte.

Primeiro treinador a conquistar três Campeonatos Brasileiros na sequência (1975, 1976 e 1977), os dois primeiros com o Internacional e o último com o São Paulo, Minelli é tido com um dos precursores do futebol pragmático no Brasil. Suas equipes tinham jogadores técnicos, até sabiam jogar bonito, mas marcavam e eram competitivas. Scolari se diz um seguidor do paulista que fez sucesso no Rio Grande do Sul na década de 70.

"Ele jogava no Caxias quando eu era treinador do Internacional. Nos conhecemos nessa época", conta Minelli.

O último trabalho do técnico de 85 anos no futebol foi em 2002, no Coritiba, como dirigente. Mais da metade dos convocados de Felipão para a Copa do Mundo nem tinha estreado como jogador profissional na época.

O mesmo não pode ser dito de Marcos, figura conhecida e até idolatrada por alguns jogadores da seleção.

"Quando a gente é criança, sempre que vai ficar no gol e faz uma defesa, grita o nome de um goleiro. Eu sempre que defendia uma bola gritava 'Maaaaarcoos'", revelou Neymar em entrevista ao documentário "Santo Marcos", sobre o goleiro.

Não foi somente o histórico de títulos que levou Scolari a escala-lo para a conversa com os seus convocados. Com fama de piadista e contador causos, ele também deverá fazer os jogadores rirem.   

"Não é palestra nada. Na Copa das Confederações foi assim, fui lá, sentei com os caras, tomei um cafezinho e joguei conversa fora", define Marcos. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos