Presidente do TCU dispara contra Copa e apoia manifestações

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Sérgio Lima/Folhapress

    Augusto Nardes é presidente do Tribunal de Contas da União

    Augusto Nardes é presidente do Tribunal de Contas da União

Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo no Brasil, Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), questionou o Mundial. Além de falar sobre o evento, ele também apoiou a séries de manifestações contra a competição.

"Teremos uma decepção na Copa, Cuiabá é uma praça de guerra. Os aeroportos não estão prontos. A Copa é uma decisão política, não cabe ao controle (como o TCU) questionar, cabe controlar", disse Nardes.

"A população também tem que fiscalizar e tem que fazer protesto porque estamos numa democracia. Os protestos mostram os gargalos do governo. Eu quero dizer para as pessoas que estão se manifestando que nos ajudem, colaborem", completou.

As declarações do presidente do TCU foram dadas durante um evento que marcou o lançamento de um site para controlar os gastos do governo com as Olimpíadas de 2016, assim como aconteceu com o Mundial deste ano.

Durante seu discurso, Nardes também apontou algumas falhas existentes nos setores de saúde, educação e segurança do Brasil.

De acordo com o presidente do TCU, um estudo realizado com outros tribunais de contas dos estados apontaram que em muitos lugares, a Polícia Militar e a Polícia Cival brigam entre elas e não trocam dados, colaborando para esclarecer os crimes.

Quando o assunto foi educação, Nardes disse que o estudou apontou que o país conta com pelo menos 61 mil professores que não estão trabalhando nas salas de aulas, estão exercendo outro tipos de funções.

Por fim, o presidente do Tribunal também comentou uma visita que fez a um hospital no Andaraí. No local, ele encontrou pessoas nos corredores, salas sem ar condicionados e cheia de buracos nas paredes.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos