Veja quais são as principais disputas por posição dentro da seleção

Do UOL, em São Paulo

  • Alexandre Loureiro/VIPCOMM

    Felipão já tem o time base em sua cabeça, mas algumas posições terão uma disputa dura até a Copa

    Felipão já tem o time base em sua cabeça, mas algumas posições terão uma disputa dura até a Copa

Felipão já adiantou que deve começar a Copa do Mundo com o mesmo time que venceu, no ano passado, a Copa das Confederações. A preferência pela mesma base, porém, não significa que tudo está resolvido. Se historicamente a seleção costuma passar por alterações dentro da competição, o treinador já deve ter em mente quais são as principais disputas internas para 2014.

A briga por uma vaga na equipe titular tem sido dura nessa segunda era Felipão. Desde o início da Copa das Confederações, o Brasil que começa as partidas é quase sempre formado por Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Neymar e Hulk; Fred.

Trocas na seleção, mesmo em uma base sedimentada, são bastante comuns. Em três das cinco vezes em que conquistou a Copa, o Brasil mudou ao longo da competição. Em 2002, o próprio Felipão apostou na dupla Gilberto Silva e Kleberson no meio do Mundial, colocando Juninho Paulista no banco de reservas.

Na lista abaixo, o UOL Esporte revela quais são os principais duelos internos em 2014:

Daniel Alves x Maicon

AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Maicon e D. Alves inverteram as posições de 2010, mas vaga segue em disputa
Titular do Barcelona, Daniel Alves é, desde o início do ciclo, o titular da lateral direita, só que Maicon nunca deixou de ser uma sombra de peso. Opção de Dunga em 2010, o hoje reserva agrada Felipão pela capacidade de marcação, principal falha de seu concorrente.

Hoje na Roma, Maicon jogou quatro vezes sob o comando de Felipão, todas depois da Copa das Confederações. Sua convocação chegou a ficar em xeque quando o técnico o deixou de fora do amistoso contra a África do Sul, lembrando de Rafinha, do Bayern de Munique.

A confirmação de Felipão, porém, comprova seu crescimento. Maicon, que viveu maus momentos depois do sucesso na Inter em 2010, esteve em 31 dos 40 jogos da Roma na temporada. Daniel Alves, questionado como nunca no Barcelona e às voltas com lesões, jogou 40 das 57 partidas do Barcelona até agora.

Em um primeiro momento, Daniel Alves deve mesmo ser a opção de Luiz Felipe Scolari. No meio do torneio, porém, um vacilo do titular, o encontro com uma seleção mais forte ou o simples crescimento de Maicon podem mudar essa situação.

Luiz Gustavo x Fernandinho

PETER POWELL / EFE
Destaque do City, Fernandinho surgiu na reta final e pode ameaçar Luiz Gustavo
Às vésperas da Copa das Confederações, Luiz Gustavo roubou a vaga de primeiro volante dos pés de Fernando, ex-Grêmio. No torneio, reinou absoluto na marcação (foi vice-líder do time em desarmes, atrás apenas de Thiago Silva) e garantiu sua vaga na Copa.

Só que no apagar das luzes apareceu Fernandinho. Titular do Manchester City, ele ganhou a primeira e única chance contra a África do Sul e chamou a atenção pela versatilidade. Foi testado como primeiro e segundo volante e convenceu especialmente mais à frente.

O problema é que a concorrência ali é com Paulinho, titular indiscutível do time. Por isso, se Fernandinho mostrar serviço, pode sobrar para Luiz Gustavo. No City, favorito ao título do Campeonato Inglês, ele atua mais recuado, com Yaya Touré atuando com liberdade ao seu lado.

Para Felipão, além da mudança de uma peça por outra, seria a chance de mexer na estrutura de jogo do time, algo que agrada o treinador. Fernandinho, mais técnico, pode melhorar a saída de bola e dar volume à seleção.

Oscar x Ramires, Hernanes ou Willian

MOWA PRESS
Oscar foi titular em toda a era Felipão, mas não vive bom momento e tem rivais fortes
Oscar é, desde o início do trabalho de Felipão, o homem escolhido para ocupar a vaga central do trio de meio-campo, por vezes revezando com Neymar e caindo pela esquerda. O camisa 11, no entanto, hoje é o nome menos garantido do setor.

Durante a Copa das Confederações, Felipão usou Hernanes em quase todos os jogos, duas vezes no lugar de Oscar, para mudar o sistema de jogo da seleção. Mais cerebral, o jogador da Inter de Milão tem a capacidade de cadenciar a partida, impondo um ritmo diferente da velocidade que caracterizam Neymar, Oscar, Paulinho e Hulk.

Oscar, o titular da função, não vive o melhor momento. O ex-colorado sofreu com uma lesão muscular no fim da temporada do Chelsea e ouviu José Mourinho reclamar de sua irregularidade.

Ramires e Willian não foram testados em jogos oficiais como Hernanes, mas estão igualmente na briga. O primeiro foi, desde que voltou à seleção, o reserva imediato de Oscar. Willian, testado mais pelas pontas, é titular do Chelsea hoje justamente na vaga do meia revelado pelo São Paulo.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos