Protesto faz Pelé fugir de evento publicitário na avenida Paulista

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

Pelé
Pelé

Pelé esteve na manhã desta quinta-feira na avenida Paulista para inauguração de um orelhão decorado com seu rosto por uma operadora de telefonia. Mas a presença do ex-jogador na principal avenida da cidade acabou sendo abreviada por causa de uma manifestação do movimento sem-teto.

Com receio de que o protesto pudesse gerar confusão, Pelé deixou o local apressadamente, cercado por vários seguranças, depois de aproximadamente quinze minutos. Ele respondia a perguntas dos jornalistas, quando sua assessoria decidiu criar uma rota de fuga no local, em frente ao Parque Trianon.

Um repórter ficou indignado com a saída repentina do ex-atacante e perguntou a uma das organizadoras do evento por que ele não ficava mais tempo. "Você acha que é possível? Olha como estão as coisas aqui", respondeu ela indicando a manifestação e entrando rapidamente no carro onde Pelé estava. 

Cerca de 200 manifestantes fecharam as duas vias da avenida Paulista para reivindicar melhores moradias.

Ao notar a presença de Pelé e de câmeras de televisão na calçada, os militantes se aproximaram. Não houve violência ou ameaças.

Em contato com a reportagem, o líder da passeata informou que não sabia que Pelé estaria no mesmo momento do protesto, marcado há dias para as 11h da manhã. Eles criticam os gastos com a Copa do Mundo e pedem moradias populares para a Zona Sul de São Paulo.

Tricampeão mundial, Pelé já pediu aos brasileiros que não protestem durante a Copa para "não estragar a festa". Em entrevistas recentes, ele tem dito que o futebol é motivo de festa e não de manifestações.  

"Espero que a gente tenha essa consciência: deixar passar a Copa do Mundo. Aí vamos reivindicar o que os políticos estão roubando ou desviando. Isso é outra coisa. O futebol só traz divisas e só traz benefício para o Brasil", havia dito ele, em janeiro, ao canal ESPN Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos