Ex-técnico da seleção, Mano tem dia longe dos holofotes e com CT esvaziado

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

  • Vagner Magalhães/UOL

    O técnico Mano Menezes, do Corinthians, acompanha movimentação dos jogadores

    O técnico Mano Menezes, do Corinthians, acompanha movimentação dos jogadores

Mano Menezes passou a manhã praticamente calado, apenas observando a movimentação dos seus jogadores, em uma atípica sessão de treinos no Centro de Treinamento do Corinthians. Poucos jornalistas acompanharam a preparação do líder do Campeonato Brasileiro para o confronto contra o São Paulo no próximo domingo. A atenção da mídia – e de todo o país- estava bem longe dali, no Rio de Janeiro, na convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014 feita por Luiz Felipe Scolari.

Mas a vaga de Felipão no centro das atenções nesta quarta-feira poderia ter sido ocupada por Mano. O técnico do Corinthians comandou a seleção por pouco mais de dois anos, entre julho de 2010 e novembro de 2012. Tinha como objetivo estar no comando do time durante a disputa da Copa, com abertura marcada para 12 de junho, no Itaquerão. Terá de se contentar em participar da inauguração do estádio no próximo dia 18, quando a sua equipe enfrenta o Figueirense, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nos planos de Mano estavam fazer a transição e renovar a equipe deixada por Dunga após a Copa do Mundo da África do Sul. Na ocasião, a equipe foi eliminada pela Holanda nas quartas de final. Se tudo saísse conforme seu desejo, estaria nesta quarta-feira no Rio de Janeiro, apresentando a lista dos 23 jogadores que vão disputar o Mundial.

Entretanto, as coisas não deram certo. Sob o comando de Mano, a seleção foi eliminada da Copa América de 2011 pelo Paraguai, nos pênaltis, após empate por 0 a 0. Nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano seguinte, Mano levou a equipe à final, mas perdeu a medalha de ouro para o México, após derrota por 2 a 1. A saída dele da equipe se deu talvez no seu melhor momento no comando do time, com uma série de cinco vitórias e um empate.

Com Felipão, o Brasil evoluiu. O ápice aconteceu na metade do ano passado, com o título da Copa das Confederações. Com direito a um show de bola em cima da Espanha na final.

Ainda que não tenha se manifestado a respeito da convocação, após o treinamento, Mano permaneceu a maior parte do tempo todo sozinho, sentado à beira do campo. Nas poucas vezes em que se movimentou pelo gramado, conversou basicamente com seus auxiliares. Ao final, foi um dos primeiros a deixar o campo em direção aos alojamentos. Vinte minutos antes da lista de Felipão ser revelada.

Coube ao lateral esquerdo Fábio Santos lembrar do trabalho feito por Mano na seleção. Ele disse não gostar de "falar pelos outros", mas vê Mano Menezes como injustiçado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "De repente, foi só o Mano injustiçado", disse, ao responder se algum jogador do atual grupo do Corinthians teria sido injustiçado por não estar no grupo de Luiz Felipe Scolari.

"É difícil falar (sobre a saída de Mano da Seleção), já que a gente não sabe o que aconteceu. Talvez tenham sido os resultados, na Copa América e na Olimpíada", disse ele. "O Felipão vai levar os jogadores de confiança dele e tenho certeza que esses jogadores vão representar bem a seleção", afirmou.

Fábio Santos lembrou que dois dos convocados, William e Jô, foram formados nas categorias de base do Corinthians e que Paulinho, atualmente no Tottenham, também conseguiu chegar à Copa do Mundo.

"É uma alegria muito grande ver o Paulinho realizar esse sonho". Para o jogador, o momento atual do time não permitiu que mais jogadores pudessem ser lembrados. "Momento é tudo. Tivemos um 2012 muito especial. Se a Copa fosse naquele ano, com o apelo da torcida e da própria mídia, as chances seriam maiores", disse.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos