Site americano diz para quem vem ao Rio na Copa: "Deixe o colar em casa"

Do UOL, em São Paulo

Maracanã na Copa de 2014
Maracanã na Copa de 2014

"Vai para o Rio na Copa? Deixe o colar de ouro em casa", diz o título de uma matéria da agência de notícias de economia americana Bloomberg, publicada nesta terça-feira (29).

O texto conta a hitória de estrangeiros que foram assaltados, para mostrar a realidade do Rio de Janeiro, destino da maior parte dos turistas que vêm ao país para a Copa. Um homem teve carteira, iPhone e aliança levados; outras duas amigas foram ameaçadas com uma faca.

A matéria fala que, no ano passado, a cidade registrou mais de 37 mil roubos, o dobro de Nova York, apesar de ter 2 milhões de pessoas menos.

O jornalista David Biller também cita o caso da mulher que foi atacada por um ladrão durante uma entrevista à Globo para uma matéria sobre o aumento da quantidade de roubos. Outro caso relembrado são os arrastões que aconteceram nas praias de Ipanema, no ano passado.

A matéria ainda fala da preparação das forças de segurança da cidade. Só para os pontos turísticos e o perímetro do Maracanã, serão deslocados 7 mil policiais, sendo que 156 deles falam outras línguas. 

Biller rebate a tese do secretário de Assistência Social do estado, Pedro Fernandes, que atribuiu o aumento dos assaltos ao grande consumo de crack.

Para explicar a criminalidade, a agência americana cita a pobreza das favelas e a estagnação econômica do país. O texto esclare, no entanto, que os homicídios caíram na cidade nas últimas duas décadas, embora tenham tido um aumento em 2013, pela primeira vez em quatro anos.

Ainda assim, o jornalista adverte que os turistas devem tomar cuidado. No fim da matéria, uma americana que teve a câmera roubada (mas devolvida depois de ação da polícia para prender os adolescentes infratores) diz: "Eu disse a todos que me perguntaram sobre o Brasil, desde então: não traga nada muito valioso, porque tem uma boa chance de você não levar de volta para casa".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos