Valcke desmente Blatter e adia solução para o Itaquerão para sexta

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou que a decisão sobre a montagem e o pagamento das estruturas provisórias do Itaquerão para a Copa do Mundo de 2014 foi adiada. Ele havia prometido apresentar uma solução para o problema nesta quinta-feira, mas isso só deve ocorrer na sexta. Com o adiamento, Valcke desmentiu o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, que disse horas antes do anúncio do secretário-geral que as questões relativas ao estádio do Corinthians estavam resolvidas.

"Eu havia dito que haveria uma solução, mas não a temos. Devemos ter amanhã", declarou Valcke, no Rio de Janeiro. "Temos uma construtora grande por trás, a Odebrecht. Confio nela para que ele entregue tudo a tempo em São Paulo."

A Fifa também anunciou para o dia 17 de maio o evento-teste da arena paulista para a Copa. A partida será entre Corinthians e Figueirense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. 

O anúncio da permanência do impasse no Itaquerão foi feito em entrevista coletiva que marcou o encerramento de mais uma viagem de Valcke ao Brasil. Desde segunda-feira, o secretário-geral está no Rio para uma série reuniões sobre a organização da Copa do Mundo.

Valcke esteve, inclusive, reunido com o responsável pelas obras do Itaquerão, Andrés Sanchez, para tentar encontrar uma solução para o estádio. O encontro, porém, não surtiu o efeito esperado e o problema das estruturas temporárias em São Paulo ganhou status de questão urgente na Fifa.

"Temos que arrumar uma solução. Não podemos ter jogo de abertura em outro lugar. Tem que ser São Paulo", disse ele. "Fico mais confiante porque é a Odebrecht que está por lá. É a empreiteira capaz de salvar o estádio."

Blatter desmentido

Mais cedo, ainda nesta quinta-feira, o presidente Joseph Blatter havia dito no Congresso da Uefa, em Astana, que os problemas do Itaquerão já estão resolvidos, e que o estádio estaria pronto para a disputa do Mundial. "O problema do estádio de São Paulo está resolvido, e a partida de abertura entre Brasil e Croácia poderá ser disputada lá".

O ministro do Esporte. Aldo Rebelo, entretanto, afirmou na mesma coletiva de Valcke que uma solução ainda está sendo construída. Segundo ele, a pasta do Governo federal também está envolvida na questão. "Em São Paulo, nós estamos ajudando a prefeitura, o governo do Estado e construtora para que elas encontrem uma solução para as estruturas temporárias", disse.

Essa solução, segundo Valcke e Rebelo, deve passar diretamente pela Odebrecht. A construtora responsável pela construção do estádio do Corinthians deve ser também quem vai instalar os geradores, tendas e outros equipamentos solicitados pela Fifa no entorno do Itaquerão. Valcke ratificou que a responsável por providenciar tudo o necessário é o Corinthians, segundo o acordo de cidades-sede.

Contudo, na quarta-feira, o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. O ministro Rebelo disse que a Odebrecht deve ser elo para a solução do impasse das estruturas temporárias em São Paulo.

Visitas canceladas

Durante sua viagem ao Brasil, Valcke participou de reuniões fechadas sobre a organização da Copa durante três dias. Inicialmente, Valcke visitaria cidades-sedes do torneio. Devido a problemas e atrasos na organização do Mundial, ele cancelou as viagens internas.

Além de discutir uma solução para o estádio de São Paulo, Valcke avaliou o cronograma para montagem das estruturas temporárias do Beira-Rio, em Porto Alegre, e discutiu a operação do Maracanã durante o Mundial. o secretário da Fifa, aliás, disse que a situação da capital gaúcha é ainda mais grave que a de São Paulo.

Lá, já foi encontrada uma solução para o financiamento das estruturas temporárias. No entanto, o entorno do estádio ainda precisa ser pavimentado para que tudo possa ser montado ali. Esse trabalho deve começar em abril.

Valcke deve voltar ao Brasil no mês que vem. Segundo a Fifa, durante sua próxima viagem, deve visitar algumas sedes da Copa, que começa no dia 12 de junho.

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos