Rio confirma Fan Fest e busca parceiros para pagar a conta de R$ 12 mi
Do UOL, no Rio de Janeiro*
-
Getty Images
Torcedores lotam Fan Fest na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Rio terá festa
Haverá Fan Fest no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo de 2014. Após fazer jogo duro com a Fifa, a prefeitura da cidade-sede da final do Mundial confirmou a realização da festa oficial da Copa na praia de Copacabana. Nesta terça-feira, a administração municipal ainda lançou um projeto para buscar parcerias para pagar o evento.
A Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) é quem vai tocar o projeto da Fan Fest. A empresa informou que o evento deve custar R$ 12 milhões. Ressaltou, contudo, que a intenção da prefeitura é que patrocinadores arquem com as estruturas e serviços necessários para a festa, na qual serão transmitidos todos os jogos da Copa do Mundo.
Em busca de parcerias, a Riotur criou um caderno de encargos para a organização da Fan Fest. Neste documento, está descrito o que a prefeitura precisa providenciar para a festa. A ideia da Riotur é trocar a prestação desses serviços por exposição de marcas de patrocinadores no evento. Por exemplo, a empresa que pagar a segurança poderia montar um espaço de publicidade da Fan Fest.
Esse esquema já é usado no Rio de Janeiro para custeio do Carnaval. No caso da Copa do Mundo, contudo, haverá um desafio extra já que o patrocínio do Fan Fest não pode entrar em conflito com os patrocinadores da Fifa. Uma marca de refrigerantes não poderá patrocinar o Fan Fest porque a Fifa já é parceira da Coca-Cola, por exemplo.
É de responsabilidade da Fifa a concepção geral da Fan Fest e a instalação de palco, telão, som e luz, portões de entrada, pontos de venda de alimentos e bebidas.
Dúvidas e cancelamentos
O anúncio da realização da Fan Fest do Rio em Copacabana encerra um período de dúvidas sobre o evento na cidade. No início deste ano, o custo da festa para governos havia assustado algumas sedes do torneio. O Rio de Janeiro, por cerca de dois meses, evitou confirmar se a Fan Fest aconteceria mesmo.
Outras cidades-sede também entraram em debates com a Fifa para tentar reduzir o aporte de dinheiro público na organização das Fan Fest, que fazem parte dos compromissos assumidos por governo com a entidade máxima do futebol. Cinco capitais propuseram mudar a festa de lugar para economizar (Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Porto Alegre e Salvador).
Recife foi além. A prefeitura da cidade anunciou em fevereiro que não iria investir dinheiro público na Fan Fest e abriu mão do evento. Outras cidades podem "herdar" a festa, que não deve mais acontecer em Pernambuco.
*Atualizada às 11h50