Rio confirma Fan Fest e busca parceiros para pagar a conta de R$ 12 mi

Do UOL, no Rio de Janeiro*

  • Getty Images

    Torcedores lotam Fan Fest na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Rio terá festa

    Torcedores lotam Fan Fest na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Rio terá festa

Haverá Fan Fest no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo de 2014. Após fazer jogo duro com a Fifa, a prefeitura da cidade-sede da final do Mundial confirmou a realização da festa oficial da Copa na praia de Copacabana. Nesta terça-feira, a administração municipal ainda lançou um projeto para buscar parcerias para pagar o evento.

A Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) é quem vai tocar o projeto da Fan Fest. A empresa informou que o evento deve custar R$ 12 milhões. Ressaltou, contudo, que a intenção da prefeitura é que patrocinadores arquem com as estruturas e serviços necessários para a festa, na qual serão transmitidos todos os jogos da Copa do Mundo.

Em busca de parcerias, a Riotur criou um caderno de encargos para a organização da Fan Fest. Neste documento, está descrito o que a prefeitura precisa providenciar para a festa. A ideia da Riotur é trocar a prestação desses serviços por exposição de marcas de patrocinadores no evento. Por exemplo, a empresa que pagar a segurança poderia montar um espaço de publicidade da Fan Fest.

Esse esquema já é usado no Rio de Janeiro para custeio do Carnaval.  No caso da Copa do Mundo, contudo, haverá um desafio extra já que o patrocínio do Fan Fest não pode entrar em conflito com os patrocinadores da Fifa. Uma marca de refrigerantes não poderá patrocinar o Fan Fest porque a Fifa já é parceira da Coca-Cola, por exemplo.

É de responsabilidade da Fifa a concepção geral da Fan Fest e a instalação de palco, telão, som e luz, portões de entrada, pontos de venda de alimentos e bebidas.

Dúvidas e cancelamentos

O anúncio da realização da Fan Fest do Rio em Copacabana encerra um período de dúvidas sobre o evento na cidade. No início deste ano, o custo da festa para governos havia assustado algumas sedes do torneio. O Rio de Janeiro, por cerca de dois meses, evitou confirmar se a Fan Fest aconteceria mesmo.

Outras cidades-sede também entraram em debates com a Fifa para tentar reduzir o aporte de dinheiro público na organização das Fan Fest, que fazem parte dos compromissos assumidos por governo com a entidade máxima do futebol. Cinco capitais propuseram mudar a festa de lugar para economizar (Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Porto Alegre e Salvador).

Recife foi além. A prefeitura da cidade anunciou em fevereiro que não iria investir dinheiro público na Fan Fest e abriu mão do evento. Outras cidades podem "herdar" a festa, que não deve mais acontecer em Pernambuco.

*Atualizada às 11h50

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos