Jornal inglês aponta riscos e fala em desastres na organização da Copa

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/ The Guardian

    Jornal inglês destaca atrasos nas obras, risco de exclusão de Curitiba e temor por protestos na Copa

    Jornal inglês destaca atrasos nas obras, risco de exclusão de Curitiba e temor por protestos na Copa

Atrasos nas obras, risco de exclusão de uma sede e temor por protestos violentos são pontos destacados sobre a organização da Copa do Mundo de 2014 pelo jornal inglês The Guardian. Em reportagem publicada neste domingo, o diário relata problemas enfrentados pelo Brasil na organização do torneio da Fifa.

"Sediar a Copa do Mundo teve intenção de mostrar que a vez do Brasil – a terra condenada a ser sempre o "país do futuro" - tinha finalmente chegado. Parecia um caminho para o sucesso. As cinco vitórias da Copa do Mundo da seleção brasileira de futebol, são, indiscutivelmente, a maior fonte de orgulho nacional entre a população de 200 milhões. Claro que o estilo de vida descontraído do país traria alguns atrasos no caminho, mas sempre foi dado como certo que a terra do carnaval e do samba teria a Copa mais festiva da história", argumenta o jornal inglês. "No último mês, as noticias pioraram e as críticas ficaram mais nítidas", completa a reportagem.

A reportagem aponta que cinco estádios estão com a entrega atrasada e relata seis mortes em obras. O texto lembra o risco de exclusão de Curitiba, já que o Atlético-PR enfrenta dificuldades para financiar a obra da Arena, que receberá partidas do Mundial na cidade. A definição sobre a manutenção ou exclusão da capital paranaense da Copa será divulgada na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro.

Segundo a reportagem, o assassinato do repórter cinematográfico Santiago Andrade, da bandeirantes, durante um protesto no Rio de Janeiro, mostra que a violência no Brasil é um
"problema crescente". A invasão do centro de treinamento do Corinthians por integrantes de torcidas organizadas também é citada como exemplo do clima de insegurança no país.

A reportagem do Guardian encerra com uma reflexão do ex-jogador Tostão. "A Copa vai acontecer. Isso é certo. Mas será um sucesso? Para os brasileiros, a Copa traz gastos públicos, falta de infraestrutura duradoura, falta de projetos sociais. Estamos todos em dúvida, porque não sabemos o que vai acontecer durante o torneio", diz o campeão mundial.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos