Lojistas apostam que você vai usar alguma coisa de Copa no Carnaval

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

Ainda falta cerca de um mês para o Carnaval, mas uma coisa já é certa: o verde e o amarelo farão a cabeça e o vestuário do  folião. A temática Copa é a grande aposta das lojas de comércio popular de São Paulo para faturar uma grana extra na folia carnavalesca.

Até mesmo o Rei Momo de São Paulo vai entrar na onda. Casaco verde de veludo e bermuda verde e amarela será o traje de Marco Antônio Rodrigues de Sales no Carnaval paulistano. A rainha, Claudia Helena Higino de Azevedo, também aderiu à tendência de juntar Copa e Carnaval e prepara uma surpresa que será revelada somente no desfile. O segredo é partilhado apenas com as duas princesas e o trio discute a melhor forma de impressionar o público. Ela adiante apenas que será algo vinculado a fantasia.

Mas não precisa ser da corte carnavalesca para entrar na brincadeira. Foliões correm nas lojas da Rua 25 de Março, tradicional ponto de comércio popular de São Paulo, para se preparar.

As lojas de fantasias colocaram verde e amarelo em tudo que podiam. Os imensos itens de decoração para pendurar no teto não têm mais a forma de máscara de carnaval e sim de chuteiras, bolas e apitos. As cores também estão em cornetas, vuvuzelas, bonés, viseiras, colares, chupetas, garrafas, cortinas, camisetas, perucas e na consagrada dobradinha confete e serpentina.

Somente a oferta de chapéus é suficiente para deixar o cliente ficar na dúvida entre tantas opções. Os formatos lembram o tradicional chapéu panamá, tão apreciados por sambistas, até aqueles enormes usados pelo Dinho dos Mamonas Assassinas.

O apelo da Copa é tão grande que a loja Festas e Fantasias montou um estande com o tema logo na entrada do estabelecimento. Fez bem porque 30% do faturamento é de artigos ligados ao Mundial afirma o gerente Luiz Gustavo de Oliveira.

Na loja Porto das Festas e Fantasias o campeão de vendas é a bandeira do Brasil feita de cetim e que sai por R$ 5 conta a vendedora Graziela Santos. Ela diz que mesmo os clientes que vão à loja comprar artigos que não ligados à Copa acabam levando um óculos, chapéu ou peruca.

Os preços variam bastante e começam em R$ 1,50 para produtos de uso pessoal e chegam aos R$ 200 em peças de decoração de salões como uma placa de plástico escrito Brasil.

"A comercialização de itens relacionados à Copa está superando a de fantasias tradicionais como a de sambista", diz a gerente do estabelecimento, Milene Bezerra de Souza. E ela ressalta que há novidades para serem lançadas. Máscara de Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo são esperadas para dividir os balcões com o rosto de Lula e Dilma.

Mas quando se fala não são somente o Rei Momo, a Rainha e as princesas do Carnaval de São Paulo que levarão a Copa para a avenida. Ela vai aparecer no desfile das escolas de samba de Ilha Bela, interior de São Paulo. A história da festa será contada na avenida e o último carro "vai ser um baile de carnaval com trajes do Mundial", conta Fátima Aparecida de Jesus, vice-presidente da Unidos de Padre Anchieta.

O último carro alegórico vai ter de tudo, até jogador e musa do futebol. Ela foi até a 25 de março nesta semana comprar tudo que faltava para garantir o desfile e planejava gastar R$ 5 mil. "Compramos muito verde e muito amarelo para colocar no carro coisas que representam a Copa do Mundo", resume.

Enquanto os foliões pensam no Carnaval a decoradora Silvana Antocheski mira também na metade do ano. Contratada para enfeitar concessionárias de carro, sugeriu usar o verde e amarelo no Carnaval e reaproveitar o material para a Copa. Com uma proposta que economiza dinheiro é claro que a ideia foi aceita.

Ela fala que procura coisas diferentes porque este ano o Carnaval está misturado com a Copa e ninguém quer uma decoração normal para as próximas semanas.
 

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