Jornal americano cita hotéis fantasmas no Rio e critica falta de estrutura

Do UOL, em São Paulo

O jornal norte-americano Washington Post, um dos principais do país, apontou a existência de hotéis fantasmas no Rio de Janeiro e criticou a falta de estrutura hoteleira no estado para recepcionar os turistas que irão acompanhar a Copa do Mundo.

O periódico citou o exemplo do hotel Gávea Tourist para ilustrar as críticas que aponta a falta de infraestrutura hoteleira no Rio de Janeiro.    

"A Gávea Tourist é uma concha vazia de um hotel 14 andares, um monumento modernista de concreto que está se desintegrando e possui uma beleza decadente, pois foi abandonado por quatro décadas. É um dos três grandes hotéis fantasmas arquitetonicamente impressionantes no Rio de Janeiro, todos os quais estão vagos em uma cidade que enfrenta uma escassez crônica de quartos para o torneio de futebol da Copa do Mundo em junho", escreveu o autor da matéria.

Segundo o Washington Post, a Prefeitura do Rio de Janeiro não consegue aproveitar os 400 quartos disponíveis no hotel por causa de alguns obstáculos que se tornaram emblemáticos na preparação brasileira para a Copa do Mundo: burocracia pesada, um judiciário lento e falta de planejamento criativo.

O Rio de Janeiro tem por volta de 34 mil quartos, 22 mil deles em hotéis convencionais, segundo a Associação Industrial dos Hotéis Brasileiros. Um adicional de seis mil quartos será incluído nesta conta até junho, segundo a entidade.

A Prefeitura do Rio espera que a cidade receba 1,5 milhão de turistas durante a Copa do Mundo. Uma porta-voz declarou que nem todos estes turistas estarão na cidade no mesmo tempo e isto, junto com as acomodações alternativas como aluguel de residências privadas, fará com que exista acomodações suficientes para todos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos