Será que ainda dá? "Retardatários" da seleção brilham na rodada de quarta

Do UOL, em São Paulo

  • PAUL ELLIS / AFP

    Fernandinho em ação pelo Manchester City; volante tem chances de ser chamado na próxima lista

    Fernandinho em ação pelo Manchester City; volante tem chances de ser chamado na próxima lista

Felipão deu o recado e eles entenderam. No dia em que o técnico da seleção brasileira adiantou que sua próxima convocação deve ter novidades, "retardatários" na disputa por uma vaga no time verde-amarelo deram o ar de sua graça. No mesmo dia, Fernandinho, Luis Fabiano, Ganso, Adriano e Arouca se destacaram em campo e podem ter ajudado a colocar uma pulguinha atrás da orelha do comandante.

O "aviso" de Felipão aconteceu porque, justamente na última quarta, ele participou de uma reunião na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "Estamos trabalhando na observação de jogadores tendo em vista a convocação para o jogo contra a África do Sul, no dia 5 de março. Posso adiantar que a relação de convocados para este jogo poderá ter algumas novidades", disse ele.

Fernandinho, dos "retardatários", é o mais bem cotado. Maior reforço do Manchester City na temporada, o brasileiro que passou anos no Shakhtar Donetsk é titular do líder do Campeonato Inglês e foi um dos destaques do time no 5 a 1 aplicado em cima do Tottenham.

Volante, Fernandinho já foi convocado na era Mano Menezes, mas ainda não teve sua chance com Felipão. Hoje, em sua posição, poderia brigar pelas vagas que hoje pendem para Luiz Gustavo e Lucas Leiva, embora também possa jogar de segundo volante.

Arouca, outro destaque da quarta, faz uma função parecida. Sua projeção para a seleção, porém, é bem menor que a de Fernandinho. Melhor em campo no 5 a 1 do Santos sobre o Corinthians, o volante foi chamado por Felipão em seu primeiro jogo pela seleção, e um erro seu na entrada da área originou o gol da vitória da Inglaterra. O vacilo crucial e o 2013 abaixo da crítica o deixam pouco cotado para uma vaga.

Outro "estrangeiro" que pode ter chamado a atenção de Felipão foi Adriano, um dos eternos pretendentes à vaga na reserva da lateral esquerda. Nesta quarta, ele fez, de fora da área, o primeiro gol do Barcelona no 5 a 1 sobre o Levante, que valeu vaga na semifinal da Copa do Rei. Hoje, a briga do companheiro de Messi é com Maxwell, líder na corrida para a Copa, e Filipe Luís, que está lesionado.

No ataque, outra peça relevante deu sinal de vida. Luis Fabiano começou a era Felipão em pé de igualdade com Fred, mas perdeu a disputa por goleada, teve um 2013 muito ruim e saiu da lista do treinador. Contra o Rio Claro, porém, ele fez três gols, foi fundamental no 6 a 3 e ainda tornou-se o quarto maior artilheiro da história do São Paulo, igualando a marca de seu ex-companheiro França.

Embora sua forma não lhe permita sonhar com a seleção, é fato que a posição de Luis Fabiano é carente. Felipão, coincidentemente, esteve no Rio de Janeiro na mesma noite e viu Fred ter uma noite apagada contra o Resende, pelo Campeonato Carioca. O reserva de Felipão é Jô, mas a insegurança já fez o técnico testar Damião, Pato e até Robinho na função, o que pode render um fio de esperança ao são-paulino.

Contra o Rio Claro, Luis Fabiano teve a companhia de Paulo Henrique Ganso, eterna esperança para o meio-campo da seleção. Participativo, o camisa 8 do Morumbi saiu de campo elogiado pela atuação. Até agora, o meia não foi chamado por Luiz Felipe Scolari, e a concorrência na posição indica que isso não deve mesmo ocorrer.

Hoje, Felipão conta com Oscar como titular absoluto. O reserva do meia do Chelsea é um mistério, mas nomes como Ramires, Willian e até o próprio Robinho, em um ajuste de elenco, parecem estar melhor posicionados na briga.

A convocação para o amistoso contra a África do Sul será a última da seleção brasileira antes da Copa do Mundo. A lista de Felipão será tornada pública em 11 de fevereiro, e o jogo ocorrerá em 5 de março, em Johannesburgo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos