Página do Facebook usada para organizar protestos contra a Copa sai do ar

Do UOL, em São Paulo

Uma página criada no Facebook para divulgar os protestos contra a Copa do Mundo em todo o Brasil saiu do ar nesta terça-feira. Integrantes de movimentos como o Anonymous Brasil e o Contra a Copa 2014 dizem que foram censurados pelo Facebook, que teria tirado a página do ar deliberadamente. A empresa ainda não se posicionou sobre o assunto.

A comunidade "Operation World Cup" existia desde a última semana de dezembro e, até sábado, tinha 16.543 seguidores. Na página, os organizadores dos protestos contra a Copa do Mundo divulgavam onde seriam os eventos em cada uma das 32 cidades que se comprometeram com as manifestações. 

A página já articulava a realização de uma nova manifestação em 22 de fevereiro. Um dos responsáveis pela página, que se definiu como black bloc, disse ao UOL Esporte por meio que o Facebook costuma tomar atitudes deste tipo com páginas que criticam o governo. 

Dezenas de outras páginas que articulam os protestos, porém, continuam no ar. A comunidade Contra a Copa 2014 passou a marca de 6 mil seguidores. O protesto marcado para 22 de fevereiro em São Paulo ultrapassou a marca de 5,5 mil confirmações.

Na noite de terça, foi criada a página "Operation World Cup Fase II - Contra a Copa e Contra a Censura". "Em uma atitude covarde e antidemocrática, tivemos a página Operation World Cup sumariamente banida do Facebook. Mas não desistimos e continuamos a lutar pelas nossas causas", diz a descrição da página.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos