EUA preparam segurança reforçada para "invasão americana" na Copa

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Esperando pelo menos 80 mil cidadãos americanos que virão ao Brasil apenas para a Copa do Mundo, os Estados Unidos dizem estar preparados para recepcionar os torcedores do país. A embaixadora norte-americana, Liliana Ayalde, afirmou nesta quarta-feira que trabalha com as autoridades locais e federais para dar segurança aos compatriotas que vierem ao Mundial.

Segundo dados da Fifa, divulgados em novembro, os Estados Unidos estavam entre os cinco países que mais solicitaram ingressos no site da entidade.  

"Segurança, claro, é algo muito importante. Esperamos uma grande leva de americanos torcedores, pelo que estamos sabendo cerca de 80 mil já compraram ingressos. Faremos o possível para estarmos por trás deles em todas as cidades, ajudar com passaportes e tudo o que for preciso. Estamos trabalhando junto com as autoridades locais e federais para trocar experiências e idéias para melhorar a segurança", afirmou Ayalde. "Vai dar tudo certo", completou.

A embaixadora foi ao treinamento da seleção dos Estados Unidos, nesta quarta, no CT do São Paulo. Os americanos estão desde o dia 12 de janeiro na capital paulista passando por um período de aclimatação. A equipe usará a estrutura do clube durante a Copa.

Os Estados Unidos jogarão em Manaus, Natal e Recife na primeira fase do torneio.

Embaixadora bate bola e evita "clubismo"

Durante sua visita ao CT do São Paulo, Ayalde participou de um evento com jovens beneficiadas por um programa social que conta com apoio da embaixada dos Estados Unidos. Trinta alunas da rede pública de ensino, entre 13 e 15 anos, treinaram com alguns dos atletas da equipe americana.

Vestida com uma camisa da seleção, a embaixadora também se arriscou com a bola nos pés e fez alguns exercícios. Ela também recebeu uma camisa do São Paulo.

No material de divulgação do evento, porém, a embaixadora norte-americana informou que não comentaria sobre preferência a clubes brasileiros.

"Apesar de estarmos aqui no SPFC, estou ciente de que não devo fazer comentários sobre preferências dentre times brasileiros. Vou apenas dizer que sou 100% torcedora da seleção dos EUA", foram as palavras de Ayalde divulgadas pela assessoria de imprensa. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos