Simpáticos e reservados, EUA são os primeiros a treinar em CT da Copa

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Cinco meses antes da estreia na Copa do Mundo, a delegação dos Estados Unidos já está treinando no Brasil. Os americanos, é claro, não ficarão até o torneio no país. Será apenas um período de treinamentos no CT do São Paulo até o dia 24 de janeiro, antes do amistoso contra a Coreia do Sul, em fevereiro na Califórnia.

A vinda para o Brasil faz parte da estratégia de ambientação ao CT são-paulino, escolhido como casa da equipe na Copa do Mundo, e ao clima do Brasil. No primeiro dia de trabalho no país, os americanos esbanjaram simpatia. O técnico da equipe, Jurgen Klinsmann, se comprometeu a aprender português até o Mundial.

"Os jogadores terão aulas, já pedi isso. Em maio vocês poderão nos desafiar, pois já estaremos falando o básico", disse o técnico.

Funcionários do São Paulo que conviveram com os americanos elogiaram os hóspedes. Klinsmann, por exemplo, surpreendeu os servidores do clube os chamando pelo nome.

A simpatia, no entanto, não alterou o forte aparato de segurança montado para a chegada da seleção. Policiais militares e federais, além de seguranças da embaixada americana seguem os americanos aonde eles forem. Funcionários da federação dizem que a segurança reforçada é praxe entre todas as delegações do país quando viaja ao exterior.

Klinsmann também tem suas reservas. Nesta semana, o técnico abriu apenas os treinos de terça e sexta-feira para a imprensa local. A pedido dele, o jogo-treino contra o São Paulo, na quinta-feira, não terá a presença de jornalistas.

Os Estados Unidos deverão iniciar a preparação para a Copa do Mundo em São Paulo no final de maio. O time estreia no torneio contra Gana, em Natal. Depois, enfrenta Portugal em Manaus e Alemanha, em Recife.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos