Odebrecht remove guindaste que causou acidente no Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

Após o recesso do final de ano, a Odebrecht começou a limpeza dos 5% da obra que estavam interditados desde que ocorreu o acidente que matou dois operários, em 27 de novembro de 2013. O guindaste que causou o acidente também foi retirado do local e colocado em uma outra área da arena. Isso só foi feito agora porque a área estava interditada para passar pela avaliação da perícia.

O guindaste foi substituído por outros dois aparelhos menores, para que o trabalho possa seguir na obra. O aparelho grande não foi totalmente retirado do canteiro porque a perícia ainda pode solicitar mais testes.

Ainda falta, porém, retirar a treliça que dava suporte ao aparelho. É uma rede de estruturas interligadas que sustentavam o guindaste. A expectativa da construtora é de que tudo seja removido até o próximo dia 15.

Agora, será possível retirar a peça da cobertura que caiu junto com o guindaste e começar o trabalho de reconstrução do prédio leste do Itaquerão. Odebrecht, Corinthians e Fifa (Federação Internacional de Futebol) pretendem entregar a obra completa em 15 de abril.

Os peritos ainda avaliam se houve erro de algum operador, se a máquina apresentou defeito e se as condições climáticas contribuíram para a tragédia. O delegado Luiz Antônio da Cruz, do 65º DP (Artur Alvim), responsável pela apuração do caso, afirma ter ouvido mais de 20 pessoas, entre operários e responsáveis pela operação da colocação da última peça da cobertura do estádio corintiano. A polícia pediu mais 30 dias para encerrar a investigação.

O canteiro de obras foi liberado pelo Ministério do Trabalho em 19 de dezembro. Ministério do Trabalho e Odebrecht assinaram também um acordo para reduzir o número de cargas horárias dos operários do Itaquerão. O texto proíbe hora extra para os operadores de guindaste. Para evitar perdas salariais, quem não fizer hora extra ganhará uma indenização calculada com base na média de horas trabalhadas. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos