Colecionador reúne mais de 3 mil fotos posadas da seleção brasileira

Ricardo Espina

Do UOL, em São Paulo

Harley Lima Fernandes aguarda com ansiedade todo jogo da seleção brasileira. Sua preocupação vai além do desempenho da equipe durante os 90 minutos. Na verdade, começa no momento no qual os jogadores fazem a tradicional foto posada antes do pontapé inicial. Ele coleciona exatamente esta imagem dos atletas canarinhos perfilados e já tem mais de três mil itens em seu acervo. E tem tudo para aumentar com a Copa do Mundo-2014, um momento bastante aguardado por Harley: cearense, ele sonha em ver o jogo com o México em Fortaleza.

Como todo colecionador, Harley se orgulha de alguns 'xodós'. "Tenho uma foto rara da seleção que disputou a Copa do Mundo em 1934. Os jogadores estavam no navio e posaram com os atores que interpretaram os personagens 'O Gordo e o Magro' [Stan Laurel e Oliver Hardy], que faziam muito sucesso na época", diz. Essa imagem entrou para o acervo do cearense há cerca de um ano e meio, mas teve um preço: cem reais.

"Já paguei um valor mais alto por uma foto, uns R$ 300. Consegui essa de 1934 com um colecionador que é meu amigo, por isso ganhei um desconto", diverte-se. A coleção de Harley até chamou a atenção de um russo, também fissurado pela seleção brasileira, que lhe perguntou se ela estava à venda. A resposta foi curta e taxativa: "não."

Para chegar aos respeitáveis números atuais, Harley começou sua 'mania' aos 14 anos. Em 1998, ele ganhou de presente uma revista Placar e, ao folheá-la, deparou-se com uma foto posada da seleção brasileira. A paixão foi imediata: o garoto recortou aquela imagem, a "número um" de sua coleção. Para aumentá-la, Harley recorreu a jornais e revistas.

A coleção realmente tomou corpo quando Harley começou a desvendar a internet, o que facilitou o contato com outros fanáticos. "Houve um salto muito grande. Foi aí que conheci colecionadores do Brasil e do mundo e ficou bem mais fácil pesquisar as fotos", conta. Hoje, ele fala com orgulho de seu acervo, formado por aproximadamente 50 pôsteres e mais de três mil fotos posadas – todas, claro, da sua equipe do coração: a seleção brasileira.

É isso mesmo: o operador cinematográfico torce apenas pelo time canarinho. Harley já sofreu com brincadeiras e provocações, mas as tira de letra. "Na escola, até brincavam comigo e perguntavam por que não torcia para um clube. Sempre me falam que não adianta torcer para a seleção, que ela é escolhida por empresários, mas as polêmicas não mancham sua história. Os principais jogadores do mundo já vestiram essa camisa, a mais vitoriosa de todas", defende-se, sem esconder sua fascinação.

O colecionador cearense não desiste de tornar seu acervo ainda mais completo. Uma foto tem tirado o sono de Harley. "Em 1917, o Brasil jogou com o Chile e usou uma camisa vermelha. Já vi imagens desta partida, mas nenhuma delas com o time posado", lamenta. O duelo histórico, válido pelo Sul-Americano, terminou com uma goleada por 5 a 0 dos brasileiros. A seleção usou um uniforme vermelho porque os chilenos entraram em campo de branco, que na época era a cor principal da camisa do Brasil.

Para evitar riscos de danos pela ação do tempo, Harley toma todos os cuidados com seu acervo. Todas as fotos estão digitalizadas, com backup e salvas também em um HD externo. O colecionador já se prepara para adicionar algumas imagens especiais à coleção – a dos jogos que tentará ver in loco na Copa do Mundo-2014, um deles bem pertinho de casa.

"Já me cadastrei para o sorteio de ingressos para o jogo do Brasil contra o México [17 de junho, pela segunda rodada da primeira fase], aqui no Castelão", diz. Sem titubear, ele aponta seu favorito ao título: "Com a força que a torcida já demonstrou na Copa das Confederações, com certeza o Brasil será campeão", aposta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos