Valcke promete jogos-teste em cinco sedes da Copa até o fim de março

Do UOL, em São Paulo

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garantiu que, até o fim de março, será realizado um evento-teste em cada uma das cinco arenas da Copa do Mundo que ainda não estão prontas. Valcke não colocou o Itaquerão na lista, devido ao acidente que matou dois funcionários em 27 de novembro. 

Em sua última coluna no site da Fifa, publicada nesta sexta-feira, 20, o secretário-geral da entidade também disse que 2,1 milhões de pessoas se inscreveram para a terceira etapa de venda de ingressos, que começou dia 8 de dezembro. Cerca de 80% dos pedidos são de torcedores brasileiros. 

Valcke adotou um tom menos crítico do que o utilizado no passado. Em março de 2012, o secretário-geral chegou a afirmar que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" para entregar todas as obras prometidas a tempo. 

Ao comentar a situação dos estádios, Valcke lembrou dos prazos estipulados pela Fifa, mas afirmou que a segurança é "prioridade máxima". "Com todos os prazos em mente, não haverá nem houve nenhuma concessão em relação à segurança e à proteção – um assunto que é sempre prioridade máxima tanto para trabalhadores quanto para jogadores e torcedores."

Valcke citou, ainda, a publicidade de que o Brasil se beneficiou devido à realização do sorteio da Copa na Costa do Sauípe, na Bahia. "Tanto a Costa do Sauípe quando a Bahia foram anfitriões perfeitos e animados", declarou o secretário-geral da Fifa. 

Seguindo a linha conciliadora, Valcke disse que os comentários feitos pelas delegações sobre os centros de treinamento foram "de um modo geral muito positivos". As seleções têm até 31 de janeiro para escolher um local para treinar e se hospedar, segundo o secretário da Fifa.

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos