Prefeito de Manaus anuncia viagem à Inglaterra após críticas da imprensa

Do UOL, em São Paulo

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), disse que planeja fazer uma visita à Inglaterra após a polêmica com as críticas recebidas pela capital amazonense por parte da imprensa inglesa. A ideia do prefeito é dar uma entrevista coletiva para esclarecer pontos que foram alvo das publicações.

"Pretendo fazer isso em parceria com o governador do Estado, Omar Aziz. Esse calendário será montado, primeiramente com o contato com o embaixador da Inglaterra, que foi bastante cortês conosco no sorteio dos jogos da Copa; depois o envio de um press release com os pontos positivos que começaram a ser corrigidos; e assim uma conferência de imprensa na Inglaterra para esclarecermos esses equívocos", disse o prefeito em entrevista coletiva.

O prefeito também rebateu os jornais que criticaram de forma mais velada as condições de Manaus, em referência ao Daily Mirror, que colocou a capital amazonense como uma das cidades mais violentas do mundo. "Esses jornais que publicaram essas notícias não são grandes coisas. É um jornal que não desfruta de grande credibilidade e que não faz a mínima análise política e econômica de nada", disse o político.

Além da imprensa da Inglaterra, o técnico da seleção local, Roy Hodgson, também causou mal-estar ao dizer que Manaus era a cidade a ser evitada na Copa do Mundo de 2014 antes do sorteio dos grupos. Arthur Virgílio respondeu, ainda sem saber quais países jogariam em Manaus, aos comentários de Hodgson, e aumentou a polêmica.

"Torcemos pra que venha uma seleção melhor, com mais futebol e com um técnico mais sensível, culto e educado", afirmou o prefeito em entrevista ao Diário da Amazônia. Após saber que a Inglaterra jogaria em Manaus, o político abaixou o tom das críticas. "Ele (Roy Hodgson) pode ser inculto, mas não necessariamente uma má pessoa. A Itália vai ter uma torcida que ela nunca imaginou na vida, inclusive a do prefeito de Manaus", desconversou.

A Inglaterra foi sorteada para estrear no Mundial do ano que vem em Manaus, contra a Itália. A partida será disputada no dia 14 de junho e teve seu horário modificado, segundo a Fifa, por causa do calor no Amazonas. O jogo vai ser realizado às 18h locais (19h no horário de Brasília), três horas antes da tabela original.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos