Após visita, ministro do Esporte estima Itaquerão pronto no início de abril

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

Depois de uma visita realizada nesta segunda-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, estabeleceu novo prazo para conclusão das obras do Itaquerão. Segundo ele, o estádio que abrigará a abertura da Copa do Mundo de 2014 deve ser concluído na primeira quinzena de abril.

O prazo para término das obras do aparato foi revisto por causa de um acidente envolvendo parte da estrutura de cobertura do estádio. Quando o problema ocorreu, 94% do Itaquerão já havia sido concluído.

"Acabamos de visitar as obras, ouvimos os engenheiros e o Andrés Sanchez, e agora temos uma ideia dos prazos com o cronograma reajustado, a partir de um retorno também dos órgãos de perícia e fiscalização", disse Rebelo nesta segunda-feira. "O estádio deve estar pronto até a primeira quinzena de abril e deve poder receber o primeiro evento teste na segunda quinzena", continuou o ministro.

Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro de 2013 e inauguração para janeiro do ano seguinte. O estádio estava com 94% das obras concluídas quando um acidente matou dois operários.

A mudança no cronograma colocou o Itaquerão em situação próxima do que aconteceu em 2010 com o Soccer City. O palco da abertura da Copa do Mundo da África do Sul foi o último entregue entre os que foram usados no evento.

"Vamos ouvir os órgãos e trabalhar para que o novo prazo seja cumprido. Já temos reuniões agendadas com algumas dessas instituições para esta semana. A partir disso poderemos começar a pensar em um prazo para a volta das obras", adicionou o ministro.

Rebelo explicou que a definição dos culpados pelo que aconteceu depende da perícia. No entanto, ele disse que esse não é o maior problema causado pelo acidente: "O maior impacto foi o das mortes. As vidas, ao contrário dos prazos, nós não temos como recuperar".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos