Dilma escorrega na história da Copa e exalta Felipão

Bruno Freitas e Rodrigo Mattos

Do UOL, na Costa do Sauípe

Em seu discurso na cerimônia do sorteio da Copa-2014, nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff cometeu um erro fatual sobre a Copa do Mundo. Disse que, no Brasil, pela primeira vez, seriam reunidos todos os campeões do mundo, o que já ocorreu antes. E aproveitou o momento para exaltar o técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, a quem chamou de "grande".

A presidente foi questionada pelos apresentadores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert sobre que o esperava sobre do Mundial no país.

"Acho que a Copa tem um significado especial porque, no Brasil, o futebol está em casa. Essa será a Copa das Copas. Uma Copa para ninguém esquecer. Pela primeira vez, estarão reunidas todas as seleções campeãs e seleções de todos continentes. Os visitantes terão oportunidade de conhecer o Brasil, multicultural e empreendedor. Honra as suas culturas e suas tradições. Preserva a sua biodiversidade. Esse país recebe a Copa como um único ser. Nós sabemos que a Copa será uma grande Copa", discursou ela.

Só que, em 2010, todos os campeões estiveram presentes na África do Sul. A diferença, no Brasil, é que haverá oito campeões porque a Espanha não tinha um título até então.

As perguntas e respostas eram ensaiadas pelas informações do COL (Comitê Organizador Local). Em seguida, ela foi questionada sobre a seleção.

"Eu, como torcedora, estou muito animada com essa seleção. Como disse o senhor Blatter, é a única seleção pentacampeã do mundo. Além disso, nunca estivemos fora das Copas. Essa terra é do Pelé, o maior jogador de todos os tempos. É a terra do Ronaldo, o maior goleador de todas as Copas. E, hoje, nós temos uma seleção forte cheia de novos craques geniais. E temos um técnico, o grande Felipão, que é um campeão, que tem como auxiliar outro vencedor, o nosso Parreira", afirmou a presidente.

Antes do discurso, houve um minuto de silêncio em homenagem a Nelson Mandela, ex-presidente e líder da África do Sul, que morreu nesta quinta-feira.

VEJA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO DE 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos