Jornal inglês define arrastão e alerta risco de estupros e facadas na Copa

Do UOL, em São Paulo

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    Expectativa é de 5 mil turistas ingleses no Brasil para assistir ao Mundial

    Expectativa é de 5 mil turistas ingleses no Brasil para assistir ao Mundial

O tabloide britânico Mirror alertou os ingleses sobre o risco de serem alvos de estupros e lesões com faca durante estada no Brasil para a Copa do Mundo. O jornal entendeu que as declarações do ministro dos Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, foram indicativos de que os turistas terão sua integridade física seriamente ameaçada.

Na visão do jornal inglês, Rebelo deixou claro que o país enfrenta graves problemas de segurança, mas que vão tentar minimizar o problema.

Para o Mirror, o discurso do ministro apresentou "advertências horríveis" e "ausência de um plano de segurança efetivo"  para um país que receberá turistas para o torneio da Fifa.

"Ninguém vai se sentir confortável com a violência , com o 'arrastão', com estupros", citou o jornal, em reprodução à fala do ministro brasileiro.

O Mirror fez uma breve explicação do significado de "arrastão", informando se tratar de uma prática de roubo cometidos por várias pessoas em conjunto, levando tudo que encontra pela frente.

A previsão é que cinco mil turistas ingleses estejam no Brasil para assistir à Copa do Mundo.

Em entrevista na quarta-feira, o ministro do Esporte ironizou as críticas de países europeus ao responder sobre a violência no Brasil.

"Ando há 40 anos de avião e nunca fui assaltado no aeroporto. Fui assaltado no aeroporto de Paris. A atriz Ruth Escobar foi esfaqueada em Paris. Os casos de violência só são previsíveis no Rio, São Paulo e Salvador. Deixaram uma bolsa no aeroporto de Paris e eu disse: 'Peguem sua bolsa'. Aqui, levam no achados e perdidos. Lá, vira ameaça de bomba", afirmou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos