Ministro ironiza críticas e diz que violência é 'previsível' no Brasil

Do UOL Esporte, na Costa do Sauípe

  • Divulgação/ME

    Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, atacou países europeus ao responder sobre a violência no Brasil

    Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, atacou países europeus ao responder sobre a violência no Brasil

Acuado por questões sobre atrasos nos estádios da Copa no Brasil, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ironizou as críticas de países europeus ao responder sobre a violência no Brasil.

"Ando há 40 anos de avião e nunca fui assaltado no aeroporto. Fui assaltado no aeroporto de Paris. A atriz Ruth Escobar foi esfaqueada em Paris. Os casos de violência só são previsíveis no Rio, São Paulo e Salvador. Deixaram uma bolsa no aeroporto de Paris e eu disse: 'Peguem sua bolsa'. Aqui, levam no achados e perdidos. Lá, vira ameaça de bomba", afirmou.

Em seu discurso inicial ele já havia dito que não há racismo no Brasil e que recentemente viu torcedores europeus terem atitudes racistas contra jogadores de clubes e seleções. Comparou as obras atrasadas a noivas que chegam tarde às igrejas. 

Aldo Rebelo também foi questionado pelo atraso das obras dos estádios da Copa do Mundo. Já havia problemas no Itaquerão, Cuiabá e a Arena da Baixada. Nos casos de Manaus e de Natal, os estádios só serão inaugurados em janeiro para atender a agenda de fim de ano da presidente Dilma Rousseff.

O ministro também revelou que o Beira-Rio, em Porto Alegre, não ficará pronto em dezembro. Disse que "houve problemas" no estádio do Internacional e que ele estará apto em 15 de janeiro.

"Em 100% dos casamentos que assisti, a noiva chegou atrasada e nenhum deles deixou de acontecer. Com os estádios vai ser assim também", afirmou o ministro durante entrevista coletiva nesta quarta, na Costa do Sauípe, na Bahia.

A resposta chegou a provocar risos dos jornalistas que participavam da entrevista. Rebelo também minimizou o fato de as arenas de Cuiabá, Natal e Manaus não serem entregues em dezembro, como queria a Fifa.

Segundo ele, governadores dos três Estados ofereceram datas para a inauguração oficial das arenas entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro. "Por causa da agenda da presidente e dos governadores, pedi para deixarem para janeiro. No dia 20 de dezembro, por exemplo, há uma ceia da presidente com moradores de rua em São Paulo. Depois já coincide com os festejos natalinos".

A resposta deixou jornalistas estrangeiros confusos, perguntando a brasileiros se tinham entendido direito. Rebelo admitiu também problemas no terceiro financiamento a ser feito para arena de Curitiba. "Mas falei com o prefeito e o governador, eles garantiram que não há nada que comprometa a entrega do estádio", declarou. 

O estádio de Curitiba também enfrenta problemas com o gramado,  que não deve ter condições de receber um evento teste até o dia 26 de janeiro, como era a expectativa inicial.

Sobre a visão dos estrangeiros a respeito do Brasil, ele disse: "Nós não estamos preocupados. Nós queremos esse olhar. Nós achamos que vai revelar coisas ruins e coisa boas. Evidente que não estamos confortáveis com as tragédias, nem com o que aconteceu no Corinthians, nem com violência que assola nossa população. Nós queremos que a imprensa mostre a nossa deformidade, mas também vai encontrar nossas virtudes. Acho que não é importante só para o Brasil, mas para o mundo que é possível encontrar sociedade com desequilíbrio e desigualdade".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos