Pelé ironiza fama de pé-frio: "São cinco mundiais, mais de mil gols"
Luiz Paulo Montes
Do UOL, em São Paulo
Pelé falou de forma bem humorada sobre a fama de ser pé-frio ao ser questionado sobre o tema durante evento com o ex-nadador norte-americano, Michael Phelps, em São Paulo.
"Sobre ser pe frio, você tem razão. São cinco mundiais, mais de mil gols na carreira...."
O maior jogador de futebol da história carrega uma reputação de mau agouro em sorteios de Copa. Mas as 32 seleções classificadas para o Mundial de 2014 passarão ilesas da intervenção do "Rei", que acabou excluído do ato de sorteio na cerimônia na Costa do Sauipe, na sexta-feira. No entanto, a Fifa promete um momento de protagonismo para o tricampeão na festa na Bahia.
Segundo a organização, o ídolo da seleção estará no palco da Costa do Sauipe, mas a tarefa de sortear as chaves da primeira fase estará nas mãos de representantes dos oito países campeões do mundo. Pelo Brasil, o capitão do penta Cafu se encaminhará às bolinhas. Acompanham o ex-meia francês Zidane, o uruguaio Ghiggia, o italiano Cannavaro, o inglês Hurst, o alemão Matthaus e o argentino Kempes. Pela Espanha, Fernando Hierro representará o time de 2010 (todo ainda em atividade).
"Pelé não estará como um assistente, mas ele também não estará no público. Ele estará no palco", afirmou David Ausseil, diretor de filmes da Fifa.
"O que posso dizer é que o momento que preparamos para o Pelé no sorteio é o que chamamos de momento 'uau'", acrescentou Luiz Gleiser, diretor da Globo, responsável pela concepção artística do sorteio da sexta-feira.
A reportagem do UOL Esporte apurou que o estafe de Pelé ainda não tem detalhes do que o ídolo da seleção fará na festa na Costa do Sauipe. Durante o evento com Phelps, ele alegou que pediu para ficar de fora do sorteio.
"A presidente Dilma me indicou e fui chamado para tirar as bolinhas. Eu preferi não tirar, não me sinto confortável de chegar e tirar as bolas e de repente a chave não ser favorável ao Brasil. Não tem nada relacionado ao tipo de sorteio. Eu é que não quis participar".