Costa do Marfim leva sufoco, mas empata com Senegal e vai à Copa

Do UOL, em São Paulo

  • FADEL SENNA/AFP

    Drogba quase foi o vilão da Costa do Marfim contra Senegal ao cometer pênalti no segundo tempo

    Drogba quase foi o vilão da Costa do Marfim contra Senegal ao cometer pênalti no segundo tempo

A seleção da Costa do Marfim sofreu pressão, segurou o ataque de Senegal e garantiu vaga na Copa do Mundo de 2014 após o empate por 1 a 1. Os gols foram marcados por Sow e Kalou. No primeiro jogo do mata-mata das Eliminatórias africanas, os marfinenses haviam vencido por 3 a 1. Costa do Marfim é a 23ª seleção classificada para o Mundial do Brasil. Veja a lista completa aqui.

Com o resultado, os marfinenses vão participar de sua terceira Copa do Mundo. A equipe esteve presente na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010. O time foi eliminado na primeira fase em ambas as oportunidades. Por sua vez, Senegal perde a chance de disputar seu segundo Mundial. Em 2002, os senegaleses surpreenderam e chegaram às quartas de final.

Senegal não pode contar com o apoio de sua torcida, em Dacar, pois foi punida pela confusão em uma partida contra a própria Costa do Marfim. Em outubro de 2012, pelas eliminatórias da Copa Africana de Nações, os torcedores locais ficaram revoltados com o resultado negativo do jogo, que precisou ser interrompido no segundo tempo. Como punição, os senegaleses precisaram escolher outro estádio e levaram o confronto decisivo para o Marrocos.

Com a vantagem, os marfinenses começaram o jogo tranquilos, trocando passes. Aos poucos, Senegal se soltou e conseguiu criar uma boa oportunidade aos 12 minutos, mas Didier Drogba voltou para a ajudar a defesa e afastou o perigo. No rebote Gueye assustou com o chute forte.

Mas Senegal sabia da dificuldade de conquistar o resultado. A Costa do Marfim controlava bem o jogo, apostando na experiência de Drogba, que tinha a posse de bola e cavava faltas perto da área.

Sem opções, Senegal começou o segundo tempo no ataque e quase abriu o placar aos três minutos. O zagueiro Zokora falhou e Cisse ficou sozinho na cara do gol, mas o goleiro salvou com o pé.

A pressão continuou forte e Senegal não deixava a Costa do Marfim passar do meio de campo. Os marfinenses faziam de tudo para interromper o jogo e ver o tempo passar, mas cometiam muitas faltas na entrada da área.

Aos 32 minutos, Drogba quase colocou tudo a perder. O atacante da Costa do Marfim cometeu pênalti, convertido por Sow. Nos minutos finais, a equipe partiu com tudo para buscar o gol da classificação, mas não conseguiu. No final, Kalou recebeu na entrada da área e empatou o jogo, acabando com as esperanças de Senegal.

Dez seleções participam da fase final das Eliminatórias africanas. As equipes fazem cinco confrontos de ida e volta. Os vencedores conquistam o direito de disputar a Copa.

Neste sábado, a Nigéria carimbou o passaporte para o Brasil depois de vencer a Etiópia por 2 a 0. Amanhã, Camarões recebe a seleção da Tunísia às 12h. O primeiro confronto terminou empatado por 0 a 0. Na terça-feira, outros dois jogos vão definir os africanos que disputarão a Copa. Depois de vencer a partida de ida por 6 a 1, a equipe de Gana encara o Egito. Já Burkina Faso, que tem vantagem após ganhar por 3 a 2, visita a Argélia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos