Fifa vai pedir que Brasil pague parte da conta por antidoping da Copa

Das agências intercionais

Em Joanesburgo (África do Sul)

O Brasil deverá pagar parte dos gastos com o controle antidoping da Copa do Mundo de 2014. De acordo com informações da imprensa europeia nesta quarta-feira, a entidade vai solicitar que o país arque com alguns custos das amostras que serão enviadas para a Suíça para análise.

A decisão foi tomada após a Fifa constatar que não vai utilizar os serviços do laboratório do Rio de Janeiro, já que a Agência Mundial Antidoping (Wada)  descredenciar, em agosto, LADETEC (Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem), no Rio de Janeiro.

"Negociamos com o Governo brasileiro para que contribua economicamente, porque o descredenciamento do laboratório carioca não é culpa da Fifa", disse Jiri Dvorak, chefe do departamento médico da entidade.

"O recredenciamento do laboratório do Rio em um curto prazo não é possível, por isso o plano B é levar tudo para a Suíça, que tem um laboratório com maior experiência na questão do passaporte biológico. Isso terá um custo suplementar, mas não é tão grave se comparado com o custo total. Não é algo assustador", completou.

Na terça-feira, Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, se pronunciou sobre o caso e afirmou que a escolha de levar as amostras para a Suíça foi tomada para "proteger a integridade da Copa do Mundo".

"A decisão de hoje da Fifa sobre o antidoping não era a nossa primeira escolha. Junto com a Wada, não tivemos outra alternativa para proteger a integridade da Copa do Mundo", disse.

Doping no esporte
Doping no esporte

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos