Aviso de Felipão não funciona, e metade da seleção joga pouco na temporada

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Miami (EUA)

Na primeira vez que reuniu sua seleção após a conquista da Copa das Confederações, Luiz Felipe Scolari avisou: "Não posso observar ninguém no banco de reservas". O alerta, porém, ainda não funcionou. Dos 11 titulares do treinador, dois têm ficado com frequência no banco de reservas e outros três têm sofrido com lesões, atrapalhando os planos da seleção.

Compõem a lista Júlio César, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo e Fred, todos peças-chave na equipe que atropelou a Espanha na final da Copa das Confederações.

Quando deu o alerta a seus comandados, uma das preocupações do treinador era Luiz Gustavo, que virou o primeiro volante titular da equipe. Com a chegada de Guardiola ao Bayern de Munique, ele sabia que perderia espaço e tratou de se mexer. Hoje no Wolfsburg, ele esteve em campo em nove dos 14 jogos de sua equipe na temporada.

Júlio César não conseguiu fazer o mesmo. Na janela de transferências, ele chegou a negociar para escapar da segunda divisão inglesa com o QPR, mas acabou ficando na modesta equipe inglesa. Para piorar, o titular da seleção teve de fazer uma cirurgia na mão esquerda e acabou perdendo a posição em sua equipe. Hoje, ele já fala em voltar ao Brasil em 2014 para garantir seu lugar na Copa.

David Luiz, de forma surpreendente, vive um problema parecido, embora menos grave. O zagueiro, disputado por grandes clubes na última janela, ainda não se acertou com José Mourinho no Chelsea. Dos 18 jogos da equipe na temporada, ele só participou de 11, o que pode comprometer sua sequência a caminho da Copa, já que Dante é um dos atletas mais utilizados por Guardiola no Bayern, com 17 jogos em 20 possíveis.

"Isso depende de cada jogador, porque o Felipão também tem em mente o que ele quer de cada um. Para mim, ter sequência foi importantíssimo. Eu consegui mostrar que estava recuperado das lesões e isso me deu a chance de retornar. Todo mundo quer jogar, e não é sempre que acontece", disse Lucas Leiva, que atuou em dez dos 13 jogos do Liverpool, enquanto seu rival de posição Fernando, do Shakhtar, esteve em 13 de 23.

Thiago Silva, Marcelo e Fred também sofrem com a falta de assiduidade, mas a preocupação tem outras razões. O capitão do time sofreu uma lesão na coxa esquerda e, por isso, jogou só dez das 18 partidas do PSG. O lateral esquerdo, que não está em Miami com a seleção por um problema no joelho esquerdo, também esteve antes no departamento médico por um problema muscular, e por isso já perdeu seis jogos do Real Madrid.

Fred, dos lesionados, talvez seja o jogador com a situação mais delicada. No fim de agosto, o artilheiro da Copa das Confederações teve uma grave lesão muscular na coxa direita, e desde então está parado. Desde então, Felipão tem testado centroavantes, e Jô cada vez mais ganha espaço no elenco, aumentando a pressão sobre o teórico camisa 9. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos