Pelé diverge de Felipão e pede respeito a Diego Costa por escolher Espanha

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

A decisão do atacante Diego Costa, jogador de futebol nascido no Brasil que preteriu a seleção nacional e preferiu defender a Espanha, ganhou um importante defensor nesta segunda-feira. Em evento realizado em São Paulo, Pelé pediu respeito ao atacante do Atlético de Madri, apoiou a escolha dele e classificou o posicionamento como uma "atitude bonita".

Pelé é até hoje um dos nomes mais reconhecidos na história da seleção brasileira. Ele venceu três edições da Copa do Mundo pela equipe canarinho (1958, 1962 e 1970).

"Acho que temos de respeitar a decisão do Diego. Ele tinha uma posição e seguiu isso. Foi uma atitude bonita", declarou o maior jogador de todos os tempos em entrevista coletiva.

O ex-jogador também enalteceu a bravura de Diego Costa: "Eu entendo que ele tenha tido coragem de assumir. Ele tentou explicar que não tinha sido bem recebido há um tempo e tomou a decisão de defender a Espanha. Tenho impressão que a atitude dele foi correta".

Diego Costa já havia sido chamado pela seleção brasileira e participou de amistosos contra Itália e Rússia em março deste ano. Ele voltou a figurar em uma pré-lista do técnico Luiz Felipe Scolari para enfrentar Honduras e Chile, mas preferiu defender a Espanha e acabou retirado da convocação final.

Na época, Scolari criticou a atitude de Diego Costa, adotou um discurso nacionalista e disse que o atacante estava "dando as costas ao sonho de milhões". Nesta segunda-feira, Pelé divergiu dessa linha de pensamento.

"O Diego tem uma carreira na Espanha e fez uma opção. Temos de respeitar isso", disse o ex-jogador.

O ex-jogador de basquete Oscar Schimdt, que esteve no mesmo evento, foi ainda mais incisivo na defesa a Diego Costa: "A verdade é que o Brasil fez pouco por ele, e a Espanha fez muito. Ele tem razão na escolha".

Oscar até usou Diego Costa como mote para criticar os jogadores da seleção brasileira da modalidade dele. "São situações totalmente diferentes. O Brasil nunca fez nada por ele no futebol, e ele preferiu alguém que tenha feito. No basquete, a seleção fez tudo para ter os jogadores, e eles viraram as costas. Eles não quiseram a seleção", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos