Pelé vê defesa como setor mais confiável do Brasil e cutuca atacantes
Guilherme Costa
Do UOL, em São Paulo
Antes da Copa das Confederações, Pelé dizia que a seleção brasileira ainda precisava se organizar do meio para frente. Mesmo após os bons resultados do time comandado por Felipão, a opinião do melhor jogador de todos os tempos segue a mesma. Mas, desta vez, ele ainda elogiou o setor defensivo da equipe.
"A grande surpresa do Brasil atual é que ele é mais seguro e confiável do meio para trás. No meu tempo, os atacantes que decidiam", disse o Rei do Futebol, durante um evento da Gillette para homenagear o ex-piloto Ayrton Senna.
Atualmente, o ataque da seleção brasileira é formado por Neymar e Fred. O primeiro é o grande nome do time e o segundo, apesar do destaque na Copa das Confederações, está lesionado e desfalca o Fluminense desde o início de setembro. O camisa 9 de Felipão sequer era chamado por Mano Menezes, antecessor do atual técnico, e segundo Pelé o grande responsável pelo problema.
"A seleção assustou um pouco, mas o Parreira e o Felipão não tem culpa disso. O Mano ficou dois anos e não conseguiu montar uma base. Os melhores jogadores da Europa são os brasileiros e nós não tínhamos essa base", cutucou.
Pelé ainda opinou sobre a escolha do melhor jogador do Mundo, viu Neymar fora da briga e defendeu o meia-atacante Lucas, fora da última lista de Felipão. "Vejo muitos bons jogadores, mas a briga deve ficar entre os dois novamente. O Neymar está mostrando que é um jogador completo, mas que ainda está em crescente, em evolução", falou, antes de comentar sobre Lucas.
"Teve uma mudança de comportamento e desempenho porque está em uma equipe diferente, mas é um jogador útil".