Inscrições para voluntários da Copa terminam hoje; 150 mil se candidataram

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fifa

    Voluntário dá informação durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul

    Voluntário dá informação durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul

Termina nesta quarta-feira o prazo para inscrições do programa de voluntariado da Copa do Mundo de 2014. Os interessados em trabalhar, sem remuneração, na organização do Mundial do Brasil têm até a meia-noite para se candidatar a uma vaga. O registro deve ser feito no site da Fifa (Federação Internacional de Futebol). A página pode ser acessada aqui.

Mais de 150 mil pessoas já demonstraram o interesse em colaborar com a Fifa e com o COL (Comitê Organizador Local) durante o torneio. Desses, 23 mil se colocaram à disposição dos órgãos no segundo período de inscrições do programa de voluntariado, que abriu no dia 9. Outras 127 mil pessoas informaram ainda antes da Copa das Confederações que queriam trabalhar em 2014.

A Fifa e o COL devem convocar 15 mil voluntários para a Copa do Mundo. Em 2014, candidatos que falam mais de uma língua terão prioridade na seleção. Isso porque, durante a Copa das Confederações, dificuldades na comunicação entre voluntários e turistas estrangeiros acabaram se tornando um problema apontado pela própria Fifa para a realização do torneio.

Problema esse que, de acordo com o gerente de voluntários do COL, Rodrigo Hermida, não deve se repetir. Segundo ele, dos 23 mil inscritos no segundo período de inscrições, mais de 11 mil informaram dominar o inglês; quase 8 mil, o espanhol; e 1,8 mil, o francês (alguns desses candidatos informaram dominar mais de uma língua). Além disso, 3,7 mil estrangeiros se candidataram a uma vaga.

"Estamos muito satisfeitos", disse Hermida, sobre o perfil dos inscritos. "Faremos agora testes de inglês e entrevistas individuais para as áreas que precisam de fluência em idiomas estrangeiros. Depois, trabalharemos no 'quebra-cabeça' da alocação, buscando os candidatos com as melhores características para cada área."

Parte desses testes e entrevistas começa ainda neste mês, segundo Hermida. Ainda em outubro, candidatos participarão de dinâmicas de grupo (moradores das 12 cidades-sede) ou entrevistas online (moradores dos outros estados e fora do Brasil). Depois, eles passarão por provas, treinamento geral, treinamento específico. Tudo online. Por último, já próximo ao evento, haverá treinamento presencial.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode concorrer a uma vaga de voluntário da Copa. Os voluntários vão prestar serviços nos setores de transporte, mídia, segurança, protocolo, atendimento a turistas, departamento médico, serviço de idiomas, entre outros. Ganharão alimentação e uniforme.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos