Restos do Palestra Itália ajudaram a fazer chão de estádio do Corinthians

Tiago Dantas e Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

A construção do Itaquerão usou restos do Parque Antarctica. Parte do entulho da demolição do estádio palmeirense foi utilizada para pavimentar o acesso ao canteiro de obras da nova arena alvinegra destinado a veículos pesados, como guindastes. A estrutura, porém, já foi desmontada, segundo uma pessoa ligada à obra.

O entulho que sobrou após a demolição do Parque Antarctica foi enviado para a usina de reciclagem Eco-X, de Guarulhos, na Grande São Paulo. Os detritos foram processados e transformados em brita que, por sua vez, foi destinada à construção de uma pista provisória de acesso aos guindastes que trabalharam no Itaquerão.

Para construir a pista temporária, o entulho palmeirense foi misturado com restos do CT de Itaquera e de outras estruturas provisórias montadas para a construção da nova arena corintiana. Quando o acesso deixou de ser necessário, os detritos foram enviados para um aterro sanitário, segundo apurou o UOL Esporte.

A Eco-X alega que não é possível dizer que só o entulho do antigo estádio palmeirense foi enviado para Itaquera. A empresa recebe restos de construção de vários clientes, processa o entulho para transformá-lo em outros materiais, como brita, por exemplo, e os vende para construtoras. Não dá para separar o que foi reciclado de acordo com sua origem.

No sábado, um dos sócios da usina, o empresário Pierre Ziade, afirmou ao Jornal Nacional, da TV Globo, que parte do entulho da demolição do estádio palmeirense foi reaproveitada na construção da futura arena do arquirrival. Ziade foi ouvido em uma reportagem que dizia que a reciclagem de entulhos tem reduzido o custo de obras em São Paulo.

Oficialmente, a Eco-X diz que a declaração de Ziade foi utilizada como uma "brincadeira" para deixar a reportagem mais leve. O entulho reciclado pode ter vários usos não estruturais, de acordo com a usina. A brita, portanto, não pode ser destinada para a edificação propriamente dita.

  • 12833
  • true
  • http://esporte.uol.com.br/enquetes/2013/10/01/voce-ve-problemas-em-haver-restos-do-palestra-italia-no-chao-do-estadio-do-corinthians.js

O estádio do Corinthians chegou a 90% de obras concluídas na última semana. A arena deve ficar pronta em dezembro, segundo a Odebrecht. Recentemente, o campo ganhou demarcação própria para jogo, mas ainda sem as traves. No sábado, o estádio recebeu o primeiro evento de porte: a cantora Ivete Sangalo comandou o show de aniversário do Corinthians.

Já o estádio do Palmeiras está previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2014. Até o momento, 67% das obras estão concluídas, segundo a WTorre. A empreiteira, que, em troca da construção, poderá administrar a arena por 30 anos, já negociou o direito do nome do estádio. A Allianz pagou R$ 300 milhões para dar o nome ao estádio palmeirense por 20 anos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos