México perde em casa pra Honduras e se complica na briga por vaga na Copa

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Jorge Núñez

    O atacante Peralta lamenta a derrota do México para Honduras, que complicou as chances mexicanas

    O atacante Peralta lamenta a derrota do México para Honduras, que complicou as chances mexicanas

O México, que esteve em todas as Copas do Mundo desde 1994 e é a quinta seleção com mais participações no torneio na história (14), corre sério risco de não estar no Brasil em 2014. Na noite da última quinta-feira, os mexicanos caíram no Estádio Azteca para Honduras, de virada, por 2 a 1, e se complicaram na briga por uma vaga nas Eliminatórias da Concacaf.

Com a derrota, os mexicanos caíram para quarto lugar na fase final do continente, com oito pontos. Honduras assumiu a terceira colocação ao chegar aos 10 pontos. Os três primeiros colocados ao fim do hexagonal decisivo garantem vaga direta na Copa-2014. O quarto colocado disputa uma repescagem contra a Nova Zelândia, campeã das Eliminatórias da Oceania.

O jogo começou tranquilo para os mexicanos, com gol de Oribe Peralta logo aos seis minutos do 1° tempo - Peralta foi o carrasco do Brasil na final das Olimpíadas de Londres-2012, quando marcou os dois gols da medalha de ouro mexicana.

Porém a tranquilidade virou pesadelo em apenas três minutos: aos 19 min. do 2° tempo, Bengston empatou para os hondurenhos. Logo em seguida, aos 21 min., Carlos Costly virou para a seleção da América Central. O placar seguiu inalterado e, ao final da partda, os hondurenhos fizeram bela festa ainda no gramado - e também nas ruas do país: a imprensa local chamou a vitória de "Aztecanazo", em referência ao "Maracanazo".

Honduras busca participar de sua segunda Copa consecutiva: não passou da primeira fase em 2010. Já o México, para complicar ainda mais sua situação, tem uma tabela complicada pela frente: na próxima rodada, terça-feira, encara os EUA fora de casa. Depois, joga com o Panamá em casa, mas encerra a disputa contra a Costa Rica, como visitante.

EM CLIMA DE DECISÃO, COSTA RICA BATE EUA E ASSUME LIDERANÇA

  • Em clima de revanche, após perder para os EUA no primeiro turno em jogo sob forte nevasca – chegou a entrar com pedido de anulação da partida, negado pela Fifa -, a Costa Rica bateu os rivais por 3 a 1, no Estádio Nacional completamente lotado, e assumiu a liderança do hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf.

    Zamora, Borges e Campbell foram os responsáveis pelos gols do time da casa, enquanto Dempsey, de pênalti, diminuiu para os americanos. A festa foi tão grande que, ainda com cinco minutos de jogo, a torcida já cantava olé, logo após o gol de Zamora, no começo da partida.

    O clima empolgou a seleção da casa, que aumentou aos 10 minutos e, depois, só precisou segurar o resultado, marcando o terceiro já no segundo tempo.

    A Costa Rica chegou aos 14 pontos e dificilmente perde uma das vagas diretas para a Copa-2014. Já os EUA perderam a liderança, mas ainda ocupam o segundo lugar, com 13 pontos, cinco à frente do México, o primeiro fora da zona de classificação direta.

    No outro jogo da rodada, Panamá e Jamaica ficaram no 0 a 0 e se complicaram na briga: os panamenhos estão em quinto, com sete pontos (um atrás do México) e os jamaicanos amargam a lanterna, com apenas três pontos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos