Governo do DF vai usar 1.800 PMs para impedir protestos no jogo do Brasil
Do UOL, em Brasília
-
Pedro Ladeira/Folhapress
PM e manifestantes entraram em confronto em frente ao Mané Garrincha durante a Copa das Confederações
Com receio de que a manifestação marcada para acontecer durante o desfile deste 7 de setembro em Brasília suba o Eixo Monumental e chegue ao estádio Mané Garrincha, onde a seleção brasileira enfrenta a Austrália a partir das 16h15 deste sábado, o governo do Distrito Federal destacou 1.800 policiais militares para tentar garantir que o protesto não atrapalhe a chegada dos torcedores à arena.
Os policiais farão um cordão de isolamento a um quilômetro do Mané Garrincha e prometem impedir que manifestantes se aproximem da arena. Na abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho deste ano com a vitória do Brasil sobre o Japão por três a zero, PMs tentaram impedir uma manifestação de se aproximar do estádio, mas não conseguiram.
O protesto, com algumas centenas de manifestantes, conseguiu furar o bloqueio e foi até a grade que cerca o Mané Garrincha. Ali, em meio aos torcedores que chegavam para acompanhar a partida, houve confronto entre manifestantes e policiais. Alguns torcedores, que não tinham nada a ver com a briga, acabaram ficando feridos por balas de borracha da polícia ou intoxicados por gás usado para tentar dispersar a multidão.
Além dos 1.800 PMs destacados para atuar no Mané Garrincha e entornos, outros cerca de 4 mil PMs fazem a segurança durante o desfile cívico do feriado de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, que deve contar com a presença da presidente Dilma Rousseff, ministros, generais e outros políticos e autoridades. De acordo com o governo do DF, entre espectadores do desfile, manifestantes e torcedores, cerca de 150 mil pessoas devem se concentrar na área central de Brasília neste sábado.
Nas redes sociais, entre 50 e 60 mil manifestantes já confirmaram presença no protesto de Brasília neste sábado. "Temos um jogo de futebol que vai contar com milhares de famílias, com crianças, que vão se deslocar até o estádio. Os protestos são legítimos, mas também vamos garantir que esses torcedores possam exercer seu direito de ver o jogo. Sabemos que grupos menores de pessoas vão tentar impedir que isso aconteça, mas pedimos aos manifestantes de bem que não apoiem atos de vandalismo que certamente serão provocados por alguns", afirmou Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
De acordo com o comandante da PM no DF, Jooziel de Melo, não serão permitidos manifestantes mascarados nos protestos. "Pessoas mascaradas vão ser abordadas para ter suas identidades reveladas. Quem não conseguir se revelar, vai permanecer detido. Todas as pessoas que agirem contra qualquer servidor também serão imediatamente presas. Cometeu crime, destruiu patrimônio ou agiu contra a integridade física de alguém, vai ser preso", afirmou o coronel.
A PM também atuará dentro do Mané Garrincha, em conjunto com seguranças particulares. Os portões do estádio será abertos às 13h. A orientação do governo é para que os torcedores utilizam o ônivus ou se desloquem para o estádio andando. Os estacionamentos no arredores da arena terão acesso restrito apenas a veículos credenciados.