Obras em estádios da Copa precisam de 'aceleração geral', diz ministro

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

  • Reinaldo Canato/UOL

    Funcionário observa andamento das obras na área externa do Itaquerão, que está 84% concluído

    Funcionário observa andamento das obras na área externa do Itaquerão, que está 84% concluído

Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, as obras no seis estádios da Copa de 2014 que ainda não estão prontos precisam de uma "aceleração geral" para serem entregues até dezembro deste ano, prazo definido pela Fifa. "O ritmo tem que aumentar em relação ao que foi  imprimido nas construções até agora", afirmou ele.

A Arena Pantanal, em Cuiabá, está com 80,26% dos trabalhos concluídos, o estádio Beira-Rio em Porto Alegre, com cerca de 70% dos trabalhos finalizados, e a Arena Amazônia, com 74% das obras prontas. O estádio do Corinthians, em São Paulo, está 84,2% pronto, a Arena da Baixada, em Curitiba, tem 71% de conclusão. A Arena das Dunas, em Natal, está em 78%. Durante a manhã, Rebelo participou de uma audiência pública na Subcomissão Permanente da Copa de 2014 do Senado.

Senadores presentes afirmaram que o cronograma de execução das obras  na Arena Amazônia e na Arena Pantanal, em Cuiabá, preocupa e apresentam risco de atraso. Apesar disso, o ministro acredita que é possível compensar o tempo perdido no final do projeto. "A parte elétrica pode ser feita junto com a hidráulica, por exemplo, e outros ajustes como este são possíveis", disse Rebelo. 

De acordo com o ministro do Esporte, o eventual atraso na entrega de alguns dos estádios para depois de dezembro pode prejudicar a realização da Copa do Mundo no ano que vem. "É importante que os prazos sejam respeitados para que todos os eventos-teste e eventuais ajustes sejam feitos com calma", afirmou Rebelo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos