Obra de infraestrutura para Copa-2014 era "objetivo generoso" do governo, diz ministro

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Ministro Aldo Rebelo falou nesta terça sobre a Matriz de Responsabilidades da Copa

    Ministro Aldo Rebelo falou nesta terça sobre a Matriz de Responsabilidades da Copa

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse na manhã desta terça-feira que a inclusão das obras de infraestrutura na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 foi uma generosidade do governo federal, já que estas obras teriam de ser executadas com o sem o Mundial da Fifa no ano que vem.

"Estes projetos estão na Matriz com o objetivo generoso de alcançá-las até a Copa, mas não dependem disso e aquelas que não ficarem prontas até lá serão retiradas da Matriz e ficarão prontas depois", afirmou o ministro, ao minimizar a sucessão de atrasos na maioria das obras nas 12 cidades-sede da Copa de 2014.

A Matriz de Responsabilidades é um documento firmado entre União, estados e municípios com a lista, custo e prazos de todas as obras previstas para ficarem prontas no Brasil até a Copa de 2014. O custo total da Copa de 2014, entre estádios, obras de mobilidade urbana, infraestrutura, aeroportos e portos, chega a R$ 28 bilhões.

Apesar disso, o ministro admitiu que existem problemas na execução dos projetos. "Muitos criticam por que o país não consegue fazer obras dessa magnitude sem as mazelas que acompanham todos os empreendimentos nacionais", disse Rebelo. "Mas trata-se ao mesmo tempo de uma grande oportunidade para conseguirmos nos superar e dar um passo para a frente", afirmou.

O ministro Esporte é convidado da Subcomissão Permanente da Copa de 2014 do Senado na manhã desta terça-feira (13) para debater  com senadores o andamento dos preparativos da Copa de 2014. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos