Itália deixa Brasil indignada com jogo às 13h e fala em "lástima e inteligência"

José Ricardo Leite

Do UOL, em Salvador

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Buffon reclamou do horário das 13h e questionou inteligência

    Buffon reclamou do horário das 13h e questionou inteligência

A Itália finalizou sua participação na Copa das Confederações, no último domingo, com um discurso praxe que perdurou durante as três semanas que esteve no Brasil: preocupação com a questão do clima do país e a recuperação dos jogadores.

O desgaste físico dos jogadores sempre foi muito comentado pelo técnico Cesare Prandelli como algo que o impressionou diante do calor dos jogos do time, sobretudo os que ocorreram no Nordeste, no Recife, Salvador e Fortaleza.

O vice-presidente da Federação Italiana de Futebol, o ex-jogador Demetrio Albertini, disse ao UOL Esporte o que tirou de positivo e negativo da Copa das Confederações para a disputa da Copa do Mundo. E chegou a classificar como "lástima" ter que jogar a disputa de terceiro e quarto lugar em Salvador às 13h.

"De bom certamente é a equipe, que fez um bom trabalho. A confiança que deu ficar em terceiro lugar numa competição que tinha Espanha e Brasil. O técnico fez boa organização. Também foi muito boa a segurança aqui nos transportes", falou,

"Mas temos que trabalhar todos juntos com a Fifa na questão da recuperação dos atletas para os jogos. Jogar às 13h é complicado. A temperatura sabíamos que para jogar 13h e 16h é muito difícil para se recuperar. Não é justo, é uma lástima jogar às 13h. Mas sabemos que é assim por uma questão de televisão", continuou.

O goleiro Buffon, capitão do time, já havia reclamado do horário da partida contra o Uruguai, que teve prorrogação e disputa de pênaltis após o empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. O arqueiro ironizou ao dizer que o horário é "muito inteligente."

A Itália perdeu dois jogadores durante a competição, o lateral direito Abate e o atacante Balotelli. O primeiro teve uma luxação no ombro esquerdo, e o segundo uma distensão muscular na panturrilha esquerda.

"É inteligente, muito belo", falou o capitão italiano na zona mista ao ser questionado sobre o horário. "Só espero que isso não aconteça em outras cidades (sedes). E se acontecer, tomara que chova."

Antes, Buffon havia exaltado o espírito da equipe para suportar tantas dificuldades. O goleiro destacou a superação da equipe após duas partidas que se arrastaram para além da prorrogação, já que o mesmo aconteceu na semifinal contra a Espanha.

"Durante as partidas nos fizemos valer conseguindo chegar ao final. Já que com a Espanha não conseguimos presentear a torcida, fiz uma boa atuação hoje. Perder seria um desprazer muito grande, porque, afinal, jogar em dois dias as partidas com pênalti e tudo, é muito difícil, e tivemos a postura correta", disse ao Sportv.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos