Estádios ainda têm Waka-Waka e exclusividade de gravadora parceira da Fifa

Luis Paulo Montes e Paulo Passos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AP Photo/Antonio Calanni

    Cantora e namorada do zagueiro Piqué, a colombiana Shakira foi ao estádio do Castelão

    Cantora e namorada do zagueiro Piqué, a colombiana Shakira foi ao estádio do Castelão

Ainda sem o lançamento da música-tema da Copa do Mundo de 2014, os estádios que receberam os jogos da Copa das Confederações não deixaram de ter trilha sonora. Tema do último Mundial, o Waka-Waka, da colombiana Shakira, é figurinha carimbada, entre outras canções de artistas da gravadora Sony Music que tocam antes da bola rolar nas seis arenas que receberam partidas do torneio.

Patrocinadora da Fifa, a empresa japonesa tem exclusividade sobre as músicas executadas no evento. Artistas brasileiros como Lulu Santos, os grupos Skank e Jota Quest fazem parte do casting da gravadora e tem músicas constantemente tocadas nos estádios da Copa das Confederações.   

O Mundial de 2010 foi o primeiro depois do acordo entre Sony e Fifa. Além do Waka Waka, o torneio teve outras músicas oficiais como a Wavin' Flag, do rapper somali naturalizado canadense K'naan. A empresa pretende lançar até o início do ano que vem uma música-tema para a Copa do Mundo de 2014. Ela terá pelo menos uma versão em português e deverá ser cantada por um artista local.

Para a Copa das Confederações, a Sony lançou dois CD's de trilhas sonoras do evento. Um com músicas nacionais e outro com artistas estrangeiros. Jennifer Lopez, Michael Jackson e, claro, Shakira estão no playlist, que é executado nos estádios.

Além de Waka Waka, a Copa das Confederações tem sido 'regida' por músicas predominantemente de rock, como Strokes e ACDC, por exemplo. Em comunicado enviado ao UOL Esporte, o departamento de comunicação do COL (Comitê Organizador Local) afirmou que a seleção do que toca nos estádios é feita por equipe responsável pelo entretenimento no torneio.

"Inclui o entretenimento nos telões dos estádios e tem como objetivo informar e divertir os espectadores, ajudando a garantir a tranquilidade da operação e incentivando a festa dos torcedores nos estádios. Esta equipe é composta por representantes do COL e da FIFA, e a escolha do repertório conta com a participação da Sony", diz a nota.

Curiosamente, os artistas preferidos dos jogadores da seleção foram esquecidos. Naldo, Thiaguinho e os 'sertanejos universitários', como Luan Santana e Gusttavo Lima, foram deixados de lado, provavelmente por serem de outras gravadoras (Deckdisc, Som Livre, Universal Music e Som Livre, respectivamente). 
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos