CBF rebate insinuações de Lugano sobre suposto favorecimento ao Brasil

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA

    Lugano irritou a CBF ao falar sobre suposto favorecimento da arbitragem à seleção brasileira

    Lugano irritou a CBF ao falar sobre suposto favorecimento da arbitragem à seleção brasileira

Nesta quarta-feira, a CBF rebateu as declarações dadas por Diego Lugano, que estranhou a escolha de um árbitro chileno para apitar o jogo entre Brasil e Uruguai pela semifinal da Copa das Confederações. A entidade lamentou a opinião dada pelo zagueiro da Celeste Olímpica, que também havia chamado a atenção de seus companheiros para o fato de Neymar 'simular muitas faltas'.

Lugano disse estar 'preocupado' com a escolha de Enrique Osses para apitar o jogo desta tarde no Mineirão. Na visão do zagueiro, o bom relacionamento entre Brasil e Chile poderia sugerir um favorecimento aos donos da casa. "Vai ter uma pressão por tudo que se fala. Tomará que ele tenha uma partida perfeita. Que seja o jogo que tem que ser", disse.

Em comunicado oficial, a CBF rebateu as insinuações. "Nada mais antigo e ultrapassado do que essa manifestação pré-jogo feita pelo zagueiro uruguaio. Lugano apela para um artifício já superado há muitos anos, um argumento gasto pelo tempo, que no futebol contemporâneo não faz mais sentido nem tem cabimento. Além da visível tentativa de coação sobre o árbitro, Lugano, com suas declarações inteiramente fora de lugar, passa a pôr em dúvida a lisura das entidades FIFA e Conmebol e de suas respectivas Comissões de Arbitragem", informou a entidade.

O jogador uruguaio também falou sobre Neymar e alertou seus companheiros de equipe. "Fico preocupado com as faltas que Neymar poderá simular. Ele faz isso muito bem. Como ele é muito levinho, dá um pulinho, levanta no ar e cai muito facilmente. Além dos zagueiros muito fortes e que batem com vontade, fico preocupado com a simulação de Neymar", disse.

A CBF também comentou a respeito destas declarações e defendeu o atacante. "Quando questiona o comportamento de Neymar em campo, Lugano comete um enorme equívoco de pretenso analista, pois põe em xeque igualmente o que nenhum admirador do futebol ousa duvidar: o talento do camisa 10 brasileiro. Talento mais do que comprovado com atuações belíssimas nessa Copa das Confederações, eleito pela FIFA o melhor jogador das três partidas da seleção brasileira até aqui", afirmou a entidade.

A entidade acusa o zagueiro uruguaio de querer intimidar a arbitragem. "Neymar, é bom repetir, não precisa recorrer a simulações para jogar futebol que está encantando e conquistou o mundo. O que Lugano pretende ao falar sobre Neymar é, na verdade, exercer de antemão uma pressão sobre o árbitro para que não seja punido pelas possíveis entradas mais duras que certamente terá de aplicar no jogador brasileiro. Esse recurso, também por demais conhecido e ultrapassado, está fora igualmente do cenário do futebol brasileiro, que é vencedor e pentacampeão do mundo graças única e exclusivamente ao talento dos seus jogadores", completou a CBF em sua nota.

Brasil e Uruguai se enfrentam nesta quarta-feira às 16h (horário de Brasília) no Mineirão. A partida terá transmissão ao vivo das TVs Globo, Bandeirantes e Sportv, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos