Desmilitarização da Polícia estará na pauta de protesto no Mineirão

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Belo Horizonte

  • REUTERS/Sergio Moraes

    Policiais afastam manifestantes com spray de pimenta no confronto do último sábado em Belo Horizonte

    Policiais afastam manifestantes com spray de pimenta no confronto do último sábado em Belo Horizonte

Em uma assembleia realizada no último domingo, manifestantes de Belo Horizonte confirmaram um ato no Mineirão, na próxima quarta, e decidiram quatro pautas principais do protesto. Entre elas estará a desmilitarização da polícia, o que pode contribuir com o cenário de conflito entre os dois lados antes da semifinal da Copa das Confederações, entre Brasil e Uruguai.

A pauta foi fechada por um grupo de cerca de 600 pessoas que se reuniram durante a tarde do último domingo debaixo do viaduto Santa Tereza no centro de Belo Horizonte. A reunião, que foi acompanhada de perto pela polícia, reuniu líderes de movimentos sociais diversos, entre eles o Comitê Popular da Copa da Belo Horizonte, que questiona os gastos com os grandes eventos.

Depois da fala de dezenas de manifestantes, a assembleia confirmou o ato da próxima quarta. O grupo partirá da Praça Sete de Setembro às 12h e vai até o estádio Mineirão. As propostas do protesto são a suspensão da Lei Geral da Copa, o estabelecimento de um piso nacional de salários para professores da rede estadual, a redução da tarifa do transporte público em Belo Horizonte e a desmilitarização da polícia.

A inclusão do último item acirra os ânimos entre manifestantes e oficiais, que entraram em conflito no último sábado, antes do jogo entre Japão e Nigéria. Na ocasião, cerca de 100 mil pessoas estavam nas ruas de Belo Horizonte, foram impedidas de chegar até o Mineirão e acabaram entrando em conflito com a polícia.

Os manifestantes apontam abuso de força por parte dos oficias que, por sua vez, protestam contra o vandalismo do outro lado. Nesta segunda, a Polícia Militar deu sinais claros de que deve haver conflito antes do jogo do Brasil.

"Acabou a ação reativa que a PM estava mantendo até agora. Vamos adotar tolerância zero nos protestos", disse Luiz Alberto, tenente-coronel da PM ao UOL.

Por parte dos manifestantes também há a expectativa de tumulto. Embora o Comitê Popular da Copa oriente os envolvidos a não agirem violentamente, o tema é tratado com naturalidade no protesto. Na assembleia do último domingo, por exemplo, diversos discursos questionando a ação da PM e acirrando os ânimos entre as partes.

O confronto do último sábado deixou marcas na capital mineira. Um dia depois, a cidade ainda apresentava rastos de destruição em ruas da região central, onde ocorreu o confronto com a Força Nacional. A previsão de um novo tumulto fez com que a polícia fizesse até um apelo aos pais para que não deixassem seus filhos se juntarem à manifestação

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos