Espanha faz exigências até com qualidade da água para aceitar local de treinos

Bruno Freitas

Do UOL, em Fortaleza

  • Bruno Freitas/UOL

    Professor Carlos Costa trabalhou para atender as especificações da visita da seleção espanhola

    Professor Carlos Costa trabalhou para atender as especificações da visita da seleção espanhola

No mais clássico estilo das estrelas da música, a seleção espanhola trouxe à Copa das Confederações no Brasil uma lista de exigências para aprovar os locais de treinos oficiais do torneio. Com direito até à avaliação da qualidade da água, os campeões do mundo acabaram trocando de base no Ceará, com opção pelas instalações da Universidade de Fortaleza (Unifor).

De acordo com a programação inicial da Fifa, a Espanha treinaria no Centro de Treinamento do Nordeste (Ceten), em sua passagem por Fortaleza. No entanto, o local a 29 quilômetros da capital acabou preterido pela distância e pela conveniência oferecida pela universidade.

Coube então à Unifor uma repaginada para servir os espanhóis. Os astros da Fúria treinaram na última sexta-feira no campo de futebol dentro do complexo de atletismo, que teve que ser remodelado. Caixa de terra de salto e gaiola de arremesso foram riscadas provisoriamente do mapa para atender as exigências dos visitantes [o local costuma servir à Confederação Brasileira de Atletismo].

Na parte interna, os espanhóis também exigiram uma série de especificações. Tudo foi previamente combinado em uma visita de uma delegação espanhola ao local em dezembro do último ano.

"Eles fizeram pedidos para tudo que se possa imaginar, inclusive com o cuidado com a vigilância sanitária, a qualidade da água, de bebedouros e dos chuveiros. Tem que ser tudo do jeito que eles pedem. Mas nós temos uma ótima estrutura nos vestiários, com 19 chuveiros à disposição deles", afirma Carlos Augusto Costa, coordenador do curso de educação física da Unifor e chefe de assuntos desportivos da instituição.

Na última sexta, no primeiro contato com o local, os espanhóis de mostraram à vontade e inclusive atenderam a pedidos de fotos de funcionários da universidade. Caso a equipe confirme a primeira colocação do grupo B, seguirá em Fortaleza e deve manter a preparação no local.

A Espanha volta a campo na Copa das Confederações neste domingo, quando enfrenta a Nigéria no estádio Castelão, às 19h ( de Brasília).

Repórter revela duplo sentido em nomes dos elementos da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos