Fifa teme onda de protestos e orienta Nigéria a não passear em Salvador

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Salvador

  • EFE/Peter Powell

    Jogadores da Nigéria foram impedidos de passear por Salvador antes de treino na Fonte Nova

    Jogadores da Nigéria foram impedidos de passear por Salvador antes de treino na Fonte Nova

Ainda que de maneira tímida e sem a confirmação oficial da entidade, a Fifa já começa a mudar a rotina de algumas seleções da Copa das Confederações por conta dos protestos ocorridos nos últimos dias em todo o Brasil. Nesta quarta-feira, a Federação Internacional orientou a delegação da Nigéria que evitasse passear e visitar pontos turísticos de Salvador por conta da ameaça de manifestações.

Inicialmente, a ideia dos nigerianos era visitar o Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho e parte da orla da capital baiana durante a tarde desta quinta. Representantes da Fifa, porém, vetaram o passeio e avisaram que não poderiam se responsabilizar, principalmente pela programação não fazer parte da agenda oficial da seleção africana.

A informação foi confirmada por membros da delegação nigeriana, que também não esconderam uma certa insatisfação com a Fifa. A entidade, no entanto, não se pronunciou oficialmente sobre o caso até o fechamento desta reportagem.

E, de fato, a Nigéria não teria maiores preocupações em um possível tour por Salvador. A manifestação que irá ocorrer na capital baiana está marcada apenas para quinta-feira, às 14h, antes da partida entre os nigerianos e o Uruguai. Os protestantes prometem caminhar do Bairro Campo Grande até a Fonte Nova.

Sem o tão desejado passeio por Salvador, a única programação da Nigéria nesta quarta será o treino de reconhecimento na Arena Fonte Nova às 18h15. Antes disso, o técnico Stephen Kesh concede entrevista coletiva no estádio.

Jantar cancelado em BH
E o veto nesta quarta-feira não foi o primeiro da Fifa à seleção da Nigéria. Na noite da última terça, quando a delegação africana estava em Belo Horizonte, os africanos foram impedidos de participar de um jantar festivo oferecido pela embaixada do país na capital mineira.

A Fifa alegou que os protestos que ocorreram em Belo Horizonte na noite de terça poderiam complicar o deslocamento da delegação pela cidade e causar transtornos. Assim como nesta quarta, membros da seleção da Nigéria não ficaram contentes com a orientação da entidade que organiza a Copa das Confederações.

Dentro de campo, sem qualquer impedimento da Fifa, a Nigéria tem um compromisso confirmado nesta quinta-feira. No primeiro jogo da Arena Fonte Nova na competição, o time do técnico Stephen Kesh encara o Uruguai às 19h, pela segunda rodada do grupo B.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos