Venda de cerveja nos estádios será encerrada 15 minutos antes do fim dos jogos

Mauricio Stycer

Do UOL, em Brasília

Um acordo celebrado entre a Ambev e a Fifa na noite de sexta-feira (14) estabeleceu que a venda de cerveja dentro dos estádios da Copa das Confederações será sempre encerrada aos 30 minutos do segundo tempo das partidas.  A medida já vale para o jogo deste sábado entre Brasil e Japão, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

A proposta da cervejaria inspira-se no modelo adotado em algumas modalidades esportivas nos Estados Unidos, em especial na NBA, onde a venda de cerveja não ocorre no quarto tempo das partidas. 
 
Por trás da iniciativa está a ideia de promover  'consumo responsável'. Em outras palavras, evitar excessos e diminuir o ímpeto dos mais 'animados' antes do fim dos jogos. É bem provável que este acordo, restrito à Copa das Confederações, seja estendido no futuro à Copa do Mundo de 2014.
 
Os bares serão abertos três horas antes do início das partidas. Somente os torcedores que tiverem ingresso para os jogos terão acesso aos bares, que venderão cervejas sem álcool por R$ 6 e alcoólicas por R$ 12.

Os torcedores que se excederem na dose, porém, poderão ser expulsos do estádio, segundo informa Marcelo Tucci Lisboa, gerente corporativo do projeto Copa da Ambev. De acordo com ele, os stewards, fiscais da Fifa que atuarão nas imediações e dentro das arenas, estão orientados a intervir para evitar quaisquer transtornos que possam ser criados por torcedores bêbados.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos