Felipão rebate desdém europeu e desafia rivais a superarem seleção

Daniel Tozzi

Do UOL, em Porto Alegre

  • Flávio Florido/UOL

    Felipão comanda treino do Brasil em Porto Alegre: chega de 'coitadinho'

    Felipão comanda treino do Brasil em Porto Alegre: chega de 'coitadinho'

A seleção brasileira ficou longe do títulos mundiais em 2006 e 2010 e não tem tido bons resultados contra equipes de expressão, principalmente as europeias, mas ainda assim o técnico Luiz Felipe Scolari vê a equipe com crédito graças a conquistas como a Copa das Confederações.

"Na bola, eles (europeus) podem dizer que não nos respeitam, mas eles vão ter que apresentar alguma coisa melhor", afirmou Felipão. "Porque, de 2002 para cá, as [edições da] Copa das Confederações nós ganhamos", completou o técnico.

O Brasil venceu as duas últimas edições da Copa das Confederações, que funciona também como evento-teste para o país organizador da Copa do Mundo. Na edição deste ano, a seleção estreia no próximo dia 15, contra o Japão, em Brasília.

"Então agora eles têm que mostrar que são melhores que nós, o que eu não concordo", analisou Felipão, numa alusão às declarações de Thiago Silva, zagueiro e capitão do time, e do meia Oscar. Os jogadores disseram neste sábado que os europeus não têm mais o mesmo respeito de outrora pelo Brasil, tanto dentro como fora de campo.

Apesar de estar ligado ao futebol, Felipão mostrou mais irritação ao comentar o que ele vê como desdém internacional ao potencial do Brasil – no que, segundo ele, o próprio país tem culpa. "Acho que nós passamos a imagem de coitadinhos, e está errado", afirmou o técnico.

"Passamos a imagem que somos ruins, como se não houvesse problemas em outros lugares. Temos os nossos, mas não temos que passar aos europeus", reclamou o técnico.

"Hoje nossa moeda é respeitada, todos querem vir ao Brasil. Temos representatividade sim. Essa passagem [de coitadinho] não é real e verdadeira", completou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos